Em casa ou nas empresas, o cuidado com a instalação e a manutenção elétrica são fundamentais para o funcionamento de sistemas, máquinas e eletrodomésticos. Mais do que isso, são essenciais para a segurança das pessoas. O trabalho dos profissionais responsáveis por garantir que isso ocorra é lembrado hoje, Dia do Eletricista.
A Condusvale atua há 16 anos na distribuição de materiais elétricos e trabalha com eletricistas parceiros. De acordo com gerente comercial da empresa Dairone Kochhann, a atuação dos profissionais é importante para auxiliar clientes na instalação dos produtos.
Ele destaca a segurança de uma instalação quando é realizada por um eletricista, pois eles estudaram e conhecem cada processo. Também ressalta que todos estabelecimentos e casas precisam ser planejadas com a ajuda do eletricista. “Às vezes, até a conta de luz fica mais cara, por conta de uma instalação errada do chuveiro”, observa.
Uma das empresas que oferece serviço para a Condusvale é a Nettelin Energia Solar e Engenharia. O eletricista e diretor da organização, Dyaronan Alves Model, explica que é de suma importância manter a manutenção da eletricidade em dia. “A cada 10, 15 anos, é preciso que as pessoas façam revisão da eletricidade das casas e prédios, pois assim como as outras coisas, ela também se desgasta”, coloca.
Outro ponto que ele destaca é o cuidado com a carga do produto e a das tomadas. Model usa como o exemplo a jarra elétrica, que, muitas vezes, vem com 16 ampères, e as tomadas padrões são 10 ou 20 ampères. Para evitar acidentes e proteger a vida útil do produto, ele recomenda usar um plugue de 20 ampères. “Outro exemplo são as torneiras elétricas. Muitas vezes, as casas não são planejadas para elas. Então quando se coloca a torneira ela logo queima, pois a carga que ela precisa não é a mesma que sai na eletricidade do ambiente”, esclarece.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES
O profissional também lembra que já existem os Dispositivos de Proteção Contra Surtos (DPS), que já são obrigatórios para empresas de entrada de energia, como a RGE Sul. Esse aparelho ‘segura’ a descarga elétrica e evita que ela se espalhe para que não aconteçam curtos circuitos. “Se cair um raio, ele segura para não espalhar a carga e queimar os outros eletros”, exemplifica.
Outro aparelho que ajuda a evitar acidentes é o Diferencial Residual (DR), que evita descargas em tomadas. “Esse aparelho é ótimo para quem tem criança em casa, pois se a criança coloca o dedo na tomata em milésimos de segundos o dispositivo percebe que está recebendo carga e desliga o disjuntor na hora. Ele salva vidas.”
O número de funcionários da Condusvale, que trabalha com a comercialização de materiais elétricos para cerca de 300 municípios do Rio Grande do Sul é 40.
DICAS DE SEGURANÇA
- Cuidar com improvisação de fios
- Fazer manutenção da instalação elétrica
- Verificar a carga da tomada e a do produto
- Sempre que realizar serviços na eletricidade, desligar o disjuntor
- Ao fazer qualquer instalação elétrica, por mais simples que pareça, é importante ter um
- profissional para auxiliar.