Autolesões em crianças e adolescentes crescem e causam preocupação em Venâncio

-

No mês em que se realizam campanhas de prevenção ao suicídio, a programação do Setembro Amarelo de 2023 em Venâncio Aires foi pensada com foco em crianças e adolescentes. A concentração dos debates em torno desse público jovem se deve a um número que preocupa: o aumento de notificações de autolesões.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do município, a partir de notificações no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), no qual aparecem as notificações de violências autoprovocadas (autolesão e tentativa de suicídio), Venâncio registrou 10 casos de autolesões em 2023 (até 23 de agosto), sendo que em todo 2022 foram quatro situações. Quanto às tentativas de suicídios entre crianças e adolescentes até 18 anos, até agosto tinham 12 notificações, contra 13 em todo o ano passado. “Tanto a tentativa de suicídio, quanto a autolesão, se devem a diversos fatores. Os adolescentes relatam, em geral, que se autolesionam para alívio de sensações ruins. Entre os fatores de risco estão os abusos emocional, físico e sexual, além de maus-tratos infantis, problemas familiares e transtornos mentais”, explica Zamara Silveira, coordenadora do Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios.

Embora as ações se concentrem no mês de setembro, quando é realizada uma programação especial, (veja box), Zamara destaca que atividades de conscientização e promoção da vida são trabalhadas o ano todo. “O comitê tem o projeto ‘Informar é prevenir’ e oferece palestras para escolas e empresas, com temáticas relacionadas ao suicídio, bullying, transtorno mental, autolesão e como falar sobre o sentimento, por exemplo.”

O Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios é composto por diversos setores, com representantes da Saúde, Educação, Assistência Social, além de Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, hospital, UPA e instituições educacionais.

Programação Setembro Amarelo

Dia 14 (quinta-feira) – Encontro de Sobreviventes Enlutados por Suicídio, edição especial para a programação do Setembro Amarelo. A atividade será realizada a partir das 18h, no Centro Integrado em Educação e Saúde (Cies), na rua Reynaldo Schmaedecke, 1.154, no Centro.

Dia 22 (sexta-feira) – 3º seminário ‘O cuidado na saúde mental na infância e na adolescência e a prevenção à violência’. O evento é voltado para profissionais de educação e saúde e será realizado na Câmara de Vereadores, a partir das 13h.

Dia 26 (terça-feira) – Palestra aberta ao público sobre ‘Saúde mental: o cuidado na infância e adolescência para melhorar o futuro’, na Câmara de Vereadores, a partir de 18h30min. A palestrante será a vice-coordenadora do comitê, enfermeira Patrícia Antoni.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido