Líderes locais que participaram do encontro, na Expointer (Foto Divulgação)
Líderes locais que participaram do encontro, na Expointer (Foto Divulgação)

Articulação envolvendo os polos ervateiros do Rio Grande do Sul para divulgar benefícios do chimarrão ganha novo capítulo. Durante a 42ª Expointer foi apresentado o termo de cooperação que cinco polos assinarão em janeiro, na cidade de Nova Bassano, no nordeste gaúcho. A formalização visa criar uma agenda de divulgação até 2020, quando será lançada uma rota estadual da erva-mate.

Durante a reunião realizada no estande da Emater, dentro do Parque Assis Brasil, em Esteio, foi definida uma articulação. Durante o evento os cinco polos ervateiros do Rio Grande do Sul que participam do Programa de Qualidade e Valorização da Erva-Mate, executado pela Emater, também apresentaram seus potenciais e rotas turísticas já consolidas.

A coordenadora do Departamento Municipal de Turismo, Angélica Diefenthäler, informa que no Polo Ervateiro dos Vales, onde Venâncio Aires é o maior produtor e sede do polo, será trabalhado o chimarrão, enquanto os outros atuarão em questões envolvendo produção, comercialização e industrialização da bebida típica.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Além disso, na última sexta, 23, Venâncio Aires participou de evento para atualizar o planejamento estratégico regional do turismo. Promovido pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), o encontro realizado na Unisc, foi coordenado pelo presidente Carlos Corrêa. Também esteve presente a técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul, Cristina Feijó.

Construído de forma coletiva, o grupo analisou a situação atual da região e a partir desta, será elaborado um plano de ações visando à competitividade do Vale do Rio Pardo para os próximos anos. Um novo encontro está marcado para setembro, para a conclusão dos trabalhos.

DEMAIS PARTICIPANTES

O evento contou, ainda, com a participação do deputado federal Heitor Schuch (PSB) e dos deputados estaduais, Edson Brum (MDB) e Elton Weber (PSB), representantes da Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de vários gestores municipais da região, entidades e agentes envolvidos no segmento do turismo.