A parada inteligente instalada junto à rua 15 de Novembro, entre a Osvaldo Aranha e a Júlio de Castilhos, pode trocar de lugar. A estrutura não está pronta e, se depender da Prefeitura, ela nem será finalizada no atual trecho.
A ideia é levá-la para outra ponta da cidade, mais precisamente próximo à rótula em frente ao Condomínio Bela Vista, no bairro Bela Vista. “Pensamos nisso, porque a região tem um grande fluxo de pessoas”, comentou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Gustavo Von Helden.
A parada que não foi concluída na rua 15 de Novembro tem telhado e parte da estrutura vertical. Além de entender que ela seria mais útil em outro lugar, o ponto onde foi erguida também é visto como problema pela Prefeitura. Vale lembrar que há uma parada mais antiga, a poucos metros, na esquina da 15 de Novembro com a Júlio de Castilhos.
“Essa é uma rota de ônibus, inclusive intermunicipal, mas não é o adequado ter uma parada lá. Já conversamos com as empresas e o Departamento de Trânsito, para pensarmos em um lugar melhor para os usuários dessa área”, informou Von Helden.
Outras
Venâncio Aires tem outras quatro paradas inteligentes: na rua Getúlio Vargas (imediações do Supermercado Lenz); na Avenida Ruperti Filho (quase esquina com a rua Jacob Becker); na rua Tiradentes, na Praça Coronel Thomaz Pereira (Praça da Matriz); e na rua General Osório, próximo ao Super Dobom.
Em 2019, no governo do ex-prefeito Giovane Wickert, a Prefeitura optou pelos projetos como uma forma de compensar o incentivo industrial que uma empresa local recebeu em 2012. Com a contrapartida, a empresa do ramo de fabricação e manutenção de máquinas e equipamentos para indústrias não precisou devolver um terreno repassado pela Administração.
Pensadas para oferecer condicionadores de ar, tomadas para carregar o celular, internet, bebedouro e videomonitoramento, o secretário de Planejamento e Urbanismo diz que o objetivo é seguir o modelo para outras paradas. “Essa é a ideia, mas tudo dependerá dos custos e de adequações.”