A Administração Municipal de Venâncio Aires estuda novo local para instalar a quinta parada inteligente de Venâncio Aires. O equipamento instalado na Rua 15 de Novembro, entre as ruas Osvaldo Aranha e Júlio de Castilhos, precisa ser transferido por estar em área inadequada. Dois bairros estão na disputada para recebê-lo.
No momento, estudos técnicos são realizados nas proximidades do Condomínio Bela Vista, que é o maior empreendimento imobiliário de Venâncio Aires, no bairro Bela Vista, e a rua Gustavo Bülow, no bairro Coronel Brito. Medições e análises estão em curso. Na atual fase do estudo são consultadas as empresas e empresários do ramo de transporte.
Em fevereiro, a necessidade de transferência da parada de ônibus da Rua 15 de Novembro já havia sido apontada pelo governo, a partir de reunião com proprietários das empresas de transporte público de Venâncio Aires.
Da forma como está instalada a parada inteligente, na rua 15 de Novembro, ela prejudica o fluxo do trânsito, apontou o Departamento Municipal de Trânsito. Sobre a edificação, feita no governo municipal anterior, a atual equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo afirma que não encontrou estudo técnico que embasasse a escolha dos pontos onde foram instaladas as paradas.
Cinco paradas
Pelo contrato com a empresa HS Manutenção Empresarial, que construiu elas, a base para a estrutura é feita pela Prefeitura. No total, são cinco paradas inteligentes, porém, conforme o projeto inicial, apenas a estrutura da rua Tiradentes, na Praça da Matriz, está concluída.
As demais estão na Avenida Ruperti Filho, rua Getúlio Vargas e na rua General Osório. Cada abrigo de ônibus tem um custo de R$ 92 mil e deve contar com ar-condicionado, cortinas de ar, iluminação, tomadas para carregar celular, internet sem fio, bancos nos dois lados, bebedouro, monitor e câmeras de videomonitoramento. A estrutura também tem acessibilidade para cadeirantes.
Reunião
Nos próximos dias está previsto novo encontro entre a Administração Municipal e proprietários das empresas de transporte público de Venâncio Aires. Na reunião também estarão presentes outros representantes locais, tanto do setor público, quanto da iniciativa privada, quando será reativado o Conselho Municipal de Trânsito.