O vice-prefeito em exercício de Passo do Sobrado, Cristiano Konzen, acompanhado do secretário municipal de Saúde e Ação Social, Emanuel Helfer Kroth, receberam no gabinete municipal, no dia 20 deste mês, os representantes dos quatro balneários do município. Participaram Leci Terezinha Nunes (Balneário e Cascata Nunes); Dilnei Fernando Lopes (Balneário Queiroz), Márcia Moraes (Balneário Moraes) e Jerry Haas (Balneário Recanto do Itacolomi).
Na oportunidade, foram entregues os protocolos sanitários para reabertura dos estabelecimentos para a temporada 2020/21, tendo em vista o combate à Covid-19. Entre os cuidados que os balneários devem ter estão: controlar o acesso no horário das 8h às 18h, cumprir todas as normas de higiene e proteção para prevenção da disseminação da Covid-19; realizar triagem diária com aferição de temperatura nos colaboradores e visitantes; manter o uso de máscaras, podendo ser retirado apenas na hora de consumo de alimentos e bebidas para todas as pessoas que estiverem no local.
Também deve ser respeitada a distância mínima de um metro entre as pessoas de famílias/grupos diferentes e o distanciamento de 1,5 metro entre mesas; higienização frequente das mãos e não compartilhar objetos de uso pessoal também deve ser respeitado. O protocolo recomenda que pessoas com idade superior a 60 anos e demais integrantes do grupo de risco, abstenham-se de frequentar os balneários, entre outas regras de protocolo.
Piscinas fechadas
Por enquanto, o uso das piscinas é vedado, podendo vir a ser liberado somente após a autorização do Governo do Estado, por meio de decreto estadual. Ficou definido na reunião que os balneários somente irão reabrir quando estiverem aptos para seguir todos os protocolos na íntegra. O Balneário Nunes já reabriu no dia 21 com toda sua estrutura, menos o acesso às piscinas. O mesmo irá acontecer com o Balneário Queiroz que reabrirá neste sábado, 28,e o Balneário Moraes que reabrirá a partir do dia 5 de dezembro. O Recanto do Itacolomy deve iniciar a temporada no fim de dezembro.