
Rio Grande do Sul - O Governo do Estado orienta os motoristas sobre golpes virtuais envolvendo o pagamento do IPVA 2026. Criminosos têm criado sites falsos e enviado mensagens que simulam cobranças oficiais, mas direcionam os pagamentos para contas bancárias de terceiros.
“Em conjunto, órgãos do governo do Estado trabalham para retirar as páginas do ar e orientam para que os contribuintes redobrem o cuidado com os golpes na hora do pagamento do IPVA e da taxa de licenciamento”, informou na sexta-feira, dia 9, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual.
O governo informa que não envia links ou boletos de cobrança e orienta que os contribuintes utilizem apenas o aplicativo IPVA RS, o site www.ipva.rs.gov.br ou o portal do Detran, todos no domínio rs.gov.br.
Antes de pagar, a recomendação é conferir os dados do destinatário (veja abaixo) e, em caso de golpe, a orientação é registrar ocorrência na Delegacia Online.
SINAIS DE ALERTA
Para a despachante Biancca Machado Brauvers, da empresa Bia Despachante de Venâncio Aires, que auxilia clientes em processos de regularização veicular, o cuidado deve ser redobrado neste período de pagamento do IPVA e outros tributos. “É comum que aumentem as tentativas de golpe, principalmente envolvendo links falsos e boletos adulterados”, afirma.
Segundo ela, sinais recorrentes incluem ofertas e facilidades fora da realidade, contato restrito a mensagens sem identificação profissional, pedidos de pagamento antecipado para suposta agilização de processos, envio de links por WhatsApp ou SMS, boletos emitidos por terceiros não credenciados e uso indevido do nome de despachantes ou do Detran sem validação.
Para reduzir riscos, segundo ela, a orientação é conferir a fonte oficial do pagamento, evitar clicar em links recebidos por mensagens, verificar se o despachante é credenciado e possui endereço físico, não enviar documentos pessoais a desconhecidos, confirmar dados bancários antes de qualquer transferência e guardar comprovantes e registros de contato.
“De forma geral, a orientação é: validar quem está do outro lado e não agir com pressa, pois a urgência é uma das principais estratégias utilizadas pelos golpistas”, conclui.
*Com informações da assessoria de imprensa da Sefaz
Dados do destinatário do pagamento
Antes de efetuar o pagamento do IPVA, verifique se as informações do destinatário estão corretas, que são as seguintes:
- Nome: IPVA Sefaz/RS
- CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
- Instituição: Banco do Estado do RS S.A.
- Endereço: Av. Mauá, 1155, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, CEP 90030-080
Fonte: Sefaz/RS