Bruna Eichler prepara clipes e minidocumentários de músicas

-

A cantora Bruna Eichler, de 24 anos, mais conhecida como Ave Cantadeira, está com novidades na carreira. Em novembro, no YouTube, a artista – natural de Linha Andréas, no interior de Venâncio Aires – vai lançar dois clipes e minidocumentários sobre músicas já gravadas e lançadas por ela. A intenção é de aumentar a divulgação das músicas e retratar em imagens as letras das composições autorais.

Uma das músicas que agora vira clipe e minidocumentário é Margarida, que é inspirada na bisavó de Bruna, Melita Margarida Richter, já falecida. A música fala sobre o dia a dia das mulheres agricultoras e teve, além da bisavó, a inspiração nas mulheres com as quais convive e conhece. “Estudo bastante sobre questões de gênero e a invisibilidade que tem o trabalho das mulheres”, comenta.

A segunda música é Canção da Terra, de Pedro Munhoz, interpretada por Bruna no seu CD. A canção fala sobre as lutas pela terra e a relação dos agricultores, que se entrelaça com a vida de cada um, bem como o pertencimento à terra. Bruna conta com a colaboração de familiares que são agricultores para os trabalhos em vídeo. “Quero mostrar tudo isso que está na letra da música, agora em vídeo”, diz.

O objetivo inicial, segundo Bruna, era de fazer somente os clipes das músicas, mas no decorrer do trabalho, teve a ideia de trazer os depoimentos destas pessoas participantes das gravações. “Quero mostrar quem são as margaridas e esses agricultores, o que fazem, quais os saberes, onde e como vivem, enfim, foi aí que surgiu a ideia do minidocumentário, explicando mais e dando voz para essas pessoas.”

Os trabalhos em vídeo foram feitos com recursos de um edital de cultura da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, onde Bruna reside atualmente. As gravações foram feitas pela produtora audiovisual Supernova Filmes, em três dias, e tiveram como locais as casas dos pais e avós de Bruna, em Linha Andréas, e a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), já que ela queria histórias de jovens estudantes que têm os primeiros contatos com a terra. “Quis fazer essa mistura de gerações, entre meus avós e os jovens, e relacionar as falas deles.”

Também participaram das produções a amiga Andressa e sua filha e a professora e amiga Cristina, que sempre incentivou e conversou com Bruna sobre os assuntos das músicas. No momento, estão sendo feitas as edições dos vídeos e a estruturação do roteiro para que as participações e imagens façam sentido para quem assiste.

  • As canções que foram base para os novos trabalhos em vídeo foram lançadas em um CD em outubro de 2022, com ajuda de um financiamento coletivo. Todas as músicas da artista estão disponíveis no YouTube e Spotify.

“O maior objetivo é retratar essas pessoas que trabalham no dia a dia com a agricultura e com o que falam as músicas. Dar voz para quem faz e é parte daquilo que se vivencia.”
BRUNA EICHLER
Cantora

Participantes das produções

Canção da Terra

  • Alexandre Fernando Eichler (pai)
  • Elário Richter (avô materno)
  • Sérgio Eichler (avô paterno)
  • Mirela Godoy, Fernanda Dreysig e Natália Manske (estudantes da Efasc)

Margarida

  • Mariléia Andréa Richter Eichler (mãe)
  • Ivani Schulz Richter (avó materna)
  • Hedi Eichler (avó paterna)
  • Rebeca Richter Eichler (irmã)
  • Andressa Rafaela Richter (amiga) e sua filha Ana Maria
  • Cristina Vergutz (amiga e professora)


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido