
Venâncio Aires - No bairro Aviação, em Venâncio Aires, uma família encontrou uma maneira de driblar a rotina corrida, especialmente do fim de ano, e resgatar a essência do Natal. A pedagoga e supervisora escolar Cristina Graff Laner, 41 anos, e o empresário Renato Laner, 43 anos, mantêm a tradição do Calendário de Advento, que prioriza o amor, diálogo e a fé dentro de casa.
A iniciativa, segundo Cristina, surgiu da necessidade de desacelerar no dia a dia e criar momentos de convivência fora das telas de celulares e computadores. “Iniciou de forma simples, com um calendário confeccionado por nós, reunindo desenhos e atividades diárias para vivermos juntos durante os 24 dias que antecedem o Natal. Hoje, mesmo com a rotina corrida, mantemos a tradição, adaptando à nossa realidade”, explica.
O calendário é composto pelos números 1 a 25, com a proposta de abrir cada um no referido dia do mês. É composto por surpresas, presentes ou citações bíblicas, por exemplo. O momento de abrir o calendário não tem horário específico, mas costuma ocorrer à noite, geralmente após as 20h. É quando a família se reúne para transformar a contagem regressiva para o Natal em um instante de oração e partilha.
Além do casal, participam os três filhos: a estudante de Pedagogia Lívia Cristina, de 21 anos; Nicolas Renato, de 11 anos, e Antonella Cristina, de 1 ano. O momento também se completa com a avó materna, Inês, e de Leonardo, namorado de Lívia.
Para Cristina, o Calendário de Advento representa um tempo de preparação do coração. “Fortalece os laços familiares e reforça valores como gratidão, acolhimento, união e fé, ajudando-nos a viver o verdadeiro sentido do Natal: o nascimento do Menino Jesus”, menciona.
