A Câmara de Vereadores aprovou na sessão da segunda-feira, 20, o Plano Municipal de Turismo de Venâncio Aires. O projeto, desenvolvimento pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) em parceria com a Administração, tem prazo de validade para cinco anos.
Com o projeto a meta é fortalecer os vínculos com a comunidade venâncio-airense, trabalhando a autoestima e o reconhecimento do potencial, da particularidade, assegurando o desenvolvimento do turismo local.
Além disso, conforme informações divulgadas pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura, o plano traz ações que podem ser desenvolvidas em curto, médio e longo prazo. “Com o Plano Municipal passamos a ter bem definido nossos ativos turísticos, conseguimos focar nos investimentos e planos de trabalho necessários para desenvolver o setor. Passamos a ter mais clareza de onde devemos investir em qualificação, que tipos de atividades podemos apoiar e que negócios merecem ser incentivados”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares.
Conforme ele, a meta é fazer com que a Capital do Chimarrão busque sua própria identidade e a sua própria forma de fazer turismo. “Nosso meio rural é encantador, acolhedor e com todo o potencial necessário para propiciar experiências diferenciadas aos visitantes”, observa. O plano visa também, segundo explica, o reconhecimento das potencialidades e a dimensão das dificuldades encontradas no segmento no município. “Podemos desenvolver um turismo que eleve a autoestima do nosso povo, valorize nossos costumes, amplie o mercado de nossos produtos coloniais e consiga diversificar nossa economia”, complementa.