Na manhã da terça-feira, 21, representantes da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) repassaram ao Banco de Alimentos de Venâncio Aires, 618 quilos de alimentos não perecíveis que foram arrecadados na campanha MuDáAlimento, realizada entre os dias 2 de agosto e 18 de setembro. Os mantimentos serão repassados a entidades do município auxiliadas pelo banco.
Estavam presentes no ato da entrega, na sede da entidade, o presidente do Banco de Alimentos, Adilor Adams; vice-presidente Volnei Corrêa; diretor de patrimônio, Rogério Rosa; gerente da Afubra de Venâncio Aires, Tiago Maracci, e o coordenador da campanha Verde é Vida, Luis Carlos da Silva.
Adams destaca que as doações da Afubra não estavam no cronograma inicial do banco e que fizeram toda a diferença neste momento. “Estamos superando nossas metas”, completa. Corrêa reforça que é importante que o banco não fique dependente apenas das ações Sábado Solidário feitas com a comunidade. Todos os meses, são arrecadados entre mil e 1,5 mil quilos de alimentos em supermercados do município.
Maracci explica que esta foi a segunda edição da campanha e que novamente atendeu as expectativas. “Tínhamos a meta de arrecadar 30 toneladas em toda a rede Afubra, e conseguimos”, afirma. Em Venâncio Aires, foi arrecadada uma tonelada de alimentos e mil mudas de árvores foram distribuídas para quem doou os alimentos. Do total, parte foi destinada ao Banco de Alimentos, outros 100 quilos foram para a Liga Feminina de Combate ao Câncer e o restante para escolas de Boqueirão do Leão, Mato Leitão e Venâncio Aires. Segundo o coordenador da campanha Verde é Vida, Luis Carlos da Silva, cada instituição de ensino pôde escolher a forma de compartilhar as doações.
- 33.871,5 quilos é a quantidade de alimentos não perecíveis arrecadados pela campanha MuDáAlimento, em toda a rede da Afubra. As doações foram repassadas para 124 entidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além disso, 28.968 mudas de árvores nativas foram doadas.
Saiba mais
A campanha MuDáAlimento, da Afubra, consiste em trocar um quilo de alimento por uma muda de árvore nativa. “Juntamos uma ação social e ambiental, pois quem doa com amor, planta a esperança”, afirma Silva. A campanha iniciou no dia 2 de agosto e seguiu até o dia 18 de setembro. A ação também coincidiu com os 30 anos do projeto Verde é Vida e toda a rede teve o objetivo de arrecadar 30 toneladas de alimentos e distribuir 30 mil mudas de árvores.
Escolas beneficiadas pela campanha
- Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marino da Silva Gravina, de Boqueirão do Leão. Doou os alimentos para a assistência social do seu município;
- Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga e a Emef Santo Antônio de Pádua, ambas de Mato Leitão. Doaram os alimentos para as famílias do convívio escolar;
- Emef Alfredo Scherer, Centro de Assistência Social Venâncio Aires (Casva) e Emei Osmar Armindo Puthin, de Venâncio Aires. Todas doaram os alimentos para famílias da escola.
Entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Casva, Centro Promocional João XXIII, Casa de Acolhimento, Comitê da Cidadania Contra a Fome e Miséria, Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Lar Novo Horizonte, Liga Feminina de Combate ao Câncer, ONG Planeta Vivo e ONG Parceiros da Esperança (Paresp).
LEIA MAIS: