Capacidade de reserva de água aumentará 21% em Venâncio

-

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) emitiu ordem de início na terça-feira, 12, para a construção de um novo reservatório de água em Venâncio Aires. Ele terá capacidade de 500 metros cúbicos (500 mil litros de água) e será instalado no bairro Bela Vista, em terreno de 1 mil metros quadrados doado pela Prefeitura, próximo ao Parcão.

Com isso, a capacidade de reserva de água na cidade passará de atuais 2.280 metros cúbicos para 2.780 metros cúbicos – aumento de 21%. “Importante que essa reservação impactará diretamente na região alta”, destacou o superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein.

A fala dele faz referência ao que nos últimos anos se tornou o ‘calcanhar de Aquiles’ da Corsan em Venâncio Aires: problemas no abastecimento dos bairros e arredores da Cidade Alta e Cidade Nova, principalmente. Com muita frequência, independente da época do ano, do dia da semana ou do horário, moradores desses locais convivem com torneiras ‘secas’, devido à falta de pressão que ocorre após falhas elétricas ou mecânicas, por exemplo.

Mas o ‘coro’ da reclamação cresceu depois de um episódio no último fim de semana de junho e que deixou praticamente toda a parte urbana de Venâncio sem água por várias horas, depois do rompimento de redes. Na semana seguinte, durante o painel Gente & Negócios promovido pela Folha do Mate e Terra FM – que teve como tema as alternativas para o abastecimento no município -, José Roberto Epstein confirmou a obra do novo reservatório.

“As regiões onde hoje têm problema, quando tem falta de energia ou falha eletromecânica, serão contempladas com a operação do novo reservatório. Além disso, o contrato prevê mais de dois quilômetros de adutoras que vão abastecer esse reservatório e dele para esses bairros. Então só na parte alta da cidade, o aumento da reservação será de quase 70%”, explicou Epstein.

Também haverá a delimitação de uma rede de abastecimento específica para atender esses bairros que, devido à geografia, são os primeiros a sofrerem a falta e os últimos a terem a situação normalizada. Atualmente, eles estão integrados com a rede da área central.

R$ 4,1 milhões – é o investimento previsto para o novo reservatório.

Reservação

• Segundo o superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, Venâncio tem 2.280 metros cúbicos de reservação de água. São 780 mil litros (três reservatórios) na parte alta, 500 mil litros na esquina do Colégio Oliveira e 1 mil metros cúbicos junto à Estação de Tratamento de Água (ETA).

Obra pode levar um ano e nove meses, mas Corsan quer encurtar prazo

Pelo contrato com a empresa Zambrano Engenharia Ltda, de Porto Alegre, o reservatório precisa estar pronto em 630 dias, o que dá um ano e nove meses. Mesmo que para a população ainda seja um longo período de espera, José Roberto Epstein afirma que não se trata de uma obra simples e o prazo foi estipulado considerando todas as questões (inclusive regularização do terreno, o que nesse caso não é problema porque já foi devidamente repassado pela Prefeitura).

“Toda a estrutura será em concreto armado, uma obra de 25 metros de altura. Tem seu tempo de cura de concretagem, pintura, montagem eletromecânica e urbanização. Também por questões de segurança e cronograma de desembolso, foi programado assim. Mas já afirmamos para a Prefeitura que o objetivo é antecipar esse prazo e terminar a obra muito antes”, destacou Epstein.

Embora a ordem de início já tenha sido assinada, movimentação maior nas proximidades da Emei Bela Vista, praticamente em frente ao Parcão, só deve começar daqui a dois meses. “Já está contando o prazo, mas agora tem a fase de apresentação do projeto executivo. Com essa contratação semi-integrada, a empresa faz sobre o projeto básico um projeto executivo e estrutural. Então quando isso for aprovado pela Corsan, é que começa o trabalho de campo. É uma etapa administrativa, mas que é pré-requisito e deve levar uns 60 dias.”

Reservatório será construído em terreno próximo à Emei Bela Vista (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Prefeitura deve disponibilizar área para outro reservatório

Com previsão de execução da obra em 630 dias, o novo reservatório ainda não estará disponível para o próximo verão e o prefeito Jarbas da Rosa demonstra preocupação com os últimos episódios de falta de água na cidade. “Essa é apenas uma ação entre tantas necessárias para melhorar o serviço da Corsan aqui em Venâncio. Temos que avançar em plano de captação de água, investir na atual estrutura de equipamentos e ampliar o atendimento. Com o avanço do tratamento de esgoto no município e aumento da arrecadação, a Corsan precisa investir no melhoramento do abastecimento de água de forma urgente”, destacou Jarbas, durante reunião com a Corsan, na terça.

Nesse mesmo encontro, no qual a companhia detalhou o projeto do reservatório da Bela Vista e emitiu a ordem de início, o prefeito colocou mais uma área do município à disposição para estudo, com a possibilidade de novo reservatório na região da Cidade Verde e Cidade Alta.

Sobre isso, José Roberto Epstein confirmou que já se verificam possíveis áreas para instalar um novo reservatório, em aço inox e de até 100 mil litros. O modelo é semelhante ao construído em novo loteamento próximo à escola Benno Breunig, no bairro São Francisco Xavier.

Reservatório de 30 mil litros em novo loteamento próximo à escola Benno Breunig, no bairro São Francisco Xavier. Segundo o gerente da Corsan, Ilmor Dörr, esse tipo de estrutura é normativa para novos empreendimentos distantes dos pontos de abastecimento (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Telemetria

Enquanto o novo reservatório não entra em funcionamento, a Corsan informou que trabalha para melhorar alguns pontos ainda em 2022.

Um deles é a instalação de um novo sistema de telemetria, que já existe, por exemplo, em Santa Cruz do Sul. Segundo o superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, trata-se de um sistema de automação integrado à estação central para controle operacional.

“Teremos condições de monitorar sensores de níveis e de pressão em tempo real. Ou seja, conseguiremos antecipar situações de possíveis problemas no abastecimento, sendo mais proativos e menos reativos.”

Ainda conforme Epstein, a companhia tem um programa contínuo nas redes de abastecimento e já começou a implantar novas estruturas de bombeamento no terceiro recalque para a parte alta, além de projetar a perfuração de mais poço ainda neste ano.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido