Capeamento das Poliédricas, em Mato Leitão, deve estar pronto até o começo do mês

-

O tão sonhado asfalto na Estrada Poliédricas já é realidade. Na quinta-feira, 18, a equipe da PAP Construtora e Incorporadora, de Lajeado, vencedora da licitação, iniciou a obra de capeamento asfáltico da via e, ontem, a empresa trabalhava na finalização da perfilagem e havia iniciado a colocação da segunda camada de asfalto. Antes disso, a equipe da Secretaria de Obras, Viação e Trânsito fez os ajustes necessários na base (pedras poliédricas).

A previsão é que até o fim desta semana essa etapa esteja concluída e se inicie a parte de sinalização horizontal e vertical da estrada. A obra de capeamento asfáltico deve estar totalmente concluída no início do próximo mês. A inauguração, segundo o prefeito Carlos Bohn, ainda não tem data, mas deve acontecer ainda neste ano.

Moradora da Estrada Poliédricas, a aposentada Helena Stölben, 77 anos, comemora a chegada do capeamento asfáltico. “Eu estou muito contente com esse asfalto”, afirma ela, que há cerca de três anos quebrou uma perna e, por causa, disso utiliza muleta para se locomover. Em função da irregularidade das pedras, Helena tinha muita dificuldade de caminhar na estrada.

Helena Stölben comemora a chegada do asfalto na via (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

“Às vezes, a vizinha me ajudava, quando queria ir na casa dela. Agora, vou conseguir caminhar sozinha de novo. Essa era uma demanda muito antiga dos moradores. No início, as pedras poliédricas ajudaram, mas agora tinha muitos buracos”, observa. Helena também comenta que acredita que será necessário construir quebra-molas no trecho, principalmente porque muitas crianças moram no trajeto e, com o asfalto, os motoristas costumam andar com mais velocidade.

“Sem dúvida, é uma obra importante, que vai ligar o Centro ao interior. É uma primeira etapa que estamos prevendo, mas que há muitos anos é esperada e, agora, estamos conseguindo efetivar.”

CARLOS BOHN – Prefeito

Necessidade da obra

O prefeito Carlos Bohn ressalta que a obra de capeamento asfáltico nas Poliédricas é muito importante e necessária tanto para os moradores do trajeto quanto para pessoas que utilizam a via para se deslocar entre o Centro e a localidade de Vila Santo Antônio. “É uma obra que a comunidade espera há muito tempo. Tínhamos como meta que essa fosse a primeira obra deste mandato e, assim que possível, colocamos ela em execução”, salienta.

O chefe do Executivo lembra que essa estrada tem intenso fluxo de veículos diariamente, como os de transporte escolar e das secretarias de Saúde de Assistência Social, escoamento da produção e deslocamento para compras no comércio local. “É um marco de obras para o interior. Vila Santo Antônio é a maior localidade do município, onde há uma Unidade Básica de Saúde, escola e parque de eventos”, ressalta.

De acordo com o prefeito, agora a expectativa é pelo resultado do edital do Pavimenta, programa do Governo do Estado, que deve ser divulgado no início do mês que vem. “Estamos com grande expectativa. Nosso projeto é bom, ele liga as duas comunidades e atende os requisitos do edital, o que garante uma boa pontuação. Esperamos ser contemplados”, relata. Caso o Município receba o recurso, será feita a obra de pavimentação no restante da via, onde há estrada de chão. Ou seja, da Estrada Poliédricas, que está recebendo o capeamento asfáltico, até o asfalto já existente em Vila Santo Antônio.

Equipe da empresa PAP Construtora e Incorporadora finalizou nessa quarta-feira a perfilagem do trecho (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

Bohn ainda lembra que na próxima semana mais uma obra de pavimentação terá início no município. Desta vez, serão contempladas a rua Alceu Goerck e trecho da Zeno Henrique Assmann, no Centro. “A proposta que temos é de, neste governo, além de fazer asfalto nas ruas estratégicas, com mais necessidade no Centro, focar em obras para levar asfalto para as localidades do interior”, informa.

A obra em números

• 1.619,57 metros é a extensão da estrada que está recebendo o asfalto. O capeamento iniciou a partir da rua Leopoldo Hinterholz em direção a Vila Santo Antônio, no interior do município. A largura da pista é de seis metros.

• R$ 1.403.490,10 é o valor investido no capeamento da Estrada Poliédricas. A obra é executada com recursos próprios da Prefeitura.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido