
Venâncio Aires - Inaugurado em julho deste ano, o novo espaço do Centro Acolher, localizado na rua Voluntários da Pátria, na quadra entre as ruas Tiradentes e Visconde do Rio Branco, no Centro de Venâncio Aires, atende, em média, 15 pessoas por dia. A informação é da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.
O ambiente, administrado pelo Comitê Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria em parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires, oferece atendimento técnico com assistente social e psicóloga, além de acesso a pernoite, alimentação, higiene e acolhimento. Atualmente, a capacidade máxima é de 20 pessoas.
Conforme a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão, o fluxo interno do Centro Acolher ocorre de forma satisfatória. “Todos os casos acolhidos recebem acompanhamento e encaminhamentos adequados, seja para situações de saúde incluindo tratamentos e, quando necessário, internações, seja para organização profissional e social dos usuários”, explica.
Camilla acrescenta que, quando necessário, também são realizados encaminhamentos para retorno às famílias ou aos municípios de origem. “A avaliação geral é positiva. Os acolhidos relatam que o serviço tem contribuído significativamente para sua organização pessoal e retomada de rotinas. A nova estrutura tem atendido plenamente às necessidades do público, com um ambiente adequado, seguro e humanizado.”
A procura é composta, majoritariamente, por pessoas em situação de rua de médio e longo prazo, além de casos nos quais a desorganização financeira e a interrupção de tratamentos são fatores centrais.
Próximo ano
Para o próximo ano, a projeção da Administração é qualificar ainda mais o atendimento, fortalecer o acompanhamento individualizado e ampliar as estratégias voltadas à superação da situação de rua. “O foco permanece na organização pessoal dos usuários, no acesso a serviços de saúde, no reforço de vínculos e na construção de alternativas que favoreçam autonomia e reinserção social, garantindo a continuidade do acolhimento humanizado que vem sendo realizado”, completa a titular da pasta de Habitação e Desenvolvimento Social.
Saiba mais sobre o Centro Acolher
- O espaço funciona com uma equipe terceirizada especializada formada por duas técnicas e um monitor e tem atendimento de segunda a sexta-feira, das 17h às 9h, e nos fins de semana, entre as 19h e 7h, com possibilidade de ampliação do horário.
- O local atende adultos, tanto homens como mulheres, e também famílias, conta com três banheiros e três quartos, com cinco camas beliches e duas simples de solteiro, além de sala e cozinha.