Bairro Centro conta com 5.498 habitantes
(Foto: Renan Zarth/Terra FM)
Bairro Centro conta com 5.498 habitantes (Foto: Renan Zarth/Terra FM)

Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados relacionados à população dos municípios brasileiros. Desta vez, a pesquisa destacou o número de habitantes e domicílios por bairros. Em Venâncio Aires, que tem 68.763 habitantes, o bairro mais populoso é o Centro, enquanto que o menor bairro em número de habitantes é o Industrial. No todo, o levantamento aponta 22 bairros.

O Centro conta com 5.498 pessoas e 3.089 domicílios e é seguido, de perto, pelos bairros Aviação e Coronel Brito, que contam, respectivamente, com 5.283 pessoas e 2.594 residências e 5.186 habitantes e 2.192 casas. O maior número de domicílios também é do Centro, único com mais de 3 mil. Por outro lado, o bairro menos populoso é o Industrial, com 420 habitantes e 189 residências. Outros três bairros têm menos de mil moradores: Brands (782), Cruzeiro (866) e Diettrich (965).

67% da população na área urbana

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou também informações sobre a população dos municípios, separada em área urbana e rural. Na Capital do Chimarrão, 67% da população vive na área urbana, enquanto que 33% está na área rural.

Nos municípios da microrregião, a realidade é diferente. Em Mato Leitão, 58% dos habitantes estão na área rural e 42% na região urbana; em Passo do Sobrado, 73% vivem na região rural e 27% na urbana; e em Vale Verde, 70% da população está na área rural e 30% na urbana.

Neste mês, também foram divulgadas atualizações sobre favelas e comunidades urbanas em cada município. Segundo o Censo Demográfico 2022, Venâncio Aires, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde não contam com favelas ou comunidades urbanas.

Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.