Mais de 80 pacientes participaram do momento (Foto: Rosilene Müler/ Divulgação)
Mais de 80 pacientes participaram do momento (Foto: Rosilene Müler/ Divulgação)

Venâncio Aires - A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires promoveu, na tarde da quarta-feira, 26, no Centro Evangélico Luterano, o tradicional Chá dos Pacientes. O encontro reuniu 82 participantes entre homens, mulheres e crianças atendidos. A herança preservada foi criada pela voluntária já falecida, Rejane Genz, há 19 anos.

Toda a programação foi organizada pelo Departamento Assistencial da Liga, sob coordenação da voluntária Fabiane Canabarro. Cerca de 15 voluntárias colaboraram para a realização do encontro, que teve como principal objetivo proporcionar um momento de acolhimento, convivência e troca de experiências entre os pacientes oncológicos.

Durante a programação, os participantes acompanharam um culto ecumênico, realizado pelo pároco Roque Hammes e também pela pastora Gilvania Knob de Oliveira e uma apresentação musical do jovem cantor Luiz Felipe Scherer, de 14 anos. Também houve sorteio de brindes e a aguardada presença do Papai Noel, que entregou brindes.

Fabiane Canabarro destacou a alegria dos pacientes e a satisfação da equipe em proporcionar esse momento especial. “Já se tornou tradição entre os pacientes, é o momento deles”, afirmou. Para a presidente da Liga, Cláudia Becker, o encontro reforça os vínculos e fortalece emocionalmente quem enfrenta a doença. “Eles já esperam por esse momento, que ajuda para que possam se fortalecer entre eles”, destacou.

Amizades e encontros

Sônia Castro, 47 anos, moradora do bairro Santa Tecla, participou do chá. Em novembro de 2024, ela descobriu o câncer de mama. A ligação com a Liga surgiu quando buscou um turbante para usar na cabeça e, a partir dali, recebeu a indicação pela entidade e criou uma relação muito forte. Há três meses, Sônia realizou a cirurgia de retirada da mama esquerda e, no dia 2 de outubro, recebeu alta médica. “A assistência técnica da Liga é fundamental para conseguir passar por essa fase, além do apoio da família e dos amigos”, destaca.

Momento foi de integração entre os pacientes (Foto: Júlia Brandenburg)

“A gente só reconhece o tamanho da nossa força quando enfrentamos um câncer. Eu venci e posso celebrar. Nunca quis que as pessoas olhassem com olhar de pena durante meu tratamento. Transmiti força e felicidade para todos.”

SÔNIA CASTRO

Paciente da Liga

O Chá da Liga promove integração, afetos, amizades e encontros inesperados. Foi nessa tarde que Cátia Gama de Cote, 46 anos, também marcou presença. Ela enfrenta o câncer de mama, assim como Catiéle Alves da Silveira, 38 anos. As três pacientes tiveram uma tarde muito animada, de troca e de emoções.
Catiéle e Sônia ainda não se conheciam, e o momento proporcionou muita conversa e acolhimento entre elas. Catiéle aguarda, para janeiro, a cirurgia de retirada das mamas, e encontrou no evento um espaço de apoio e esperança.

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos