A chuva que caiu em Venâncio Aires na noite de ontem, 17, amenizou um pouco a estiagem, elevando em cerca de um metro o nível do arroio Castelhano no ponto de captação, na Estação de Tratamento de Água (ETA), no acesso a Grão-Pará.
Na sexta-feira, 14, e durante o fim de semana, o nível no ponto de captação estava muito abaixo do normal, situação que fez o prefeito Jarbas da Rosa emitir um decreto para racionar a água.
Com a chuva, explicou o gerente da Corsan, Ilmor Dörr, a situação melhorou um pouco, mas ainda é preocupante. “A caixa do arroio estava muito seco e deve ter ‘subido’ um metro, mas o volume de água ainda é baixo. Deu um fôlego bom, mas a situação ainda é de alerta”, declarou Dörr.
O gerente acredita que o nível do Castelhano vai se elevar mais um pouco, por conta das chuvas nas região da nascente do arroio.
Há previsão de chuva para hoje e amanhã e se isso se confirmar, o Castelhano pode voltar ao nível normal.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar, entre o domingo e segunda-feira, choveu 4 milímetros na Capital do Chimarrão; já entre a segunda, 17 e a terça-feira, 18, o pluviômetro dos bombeiros apontou 27 mm de chuva.
Atualizado às 15h50min