-O governador Eduardo Leite se reuniu na segunda-feira com a Federação das Associações de Municípios (Famurs) para tratar sobre medidas de enfrentamento à pandemia. (Foto: Felipe Dalla Valle/ Palá)
-O governador Eduardo Leite se reuniu na segunda-feira com a Federação das Associações de Municípios (Famurs) para tratar sobre medidas de enfrentamento à pandemia. (Foto: Felipe Dalla Valle/ Palá)

O governador Eduardo Leite tem reunião nesta tarde paras discutir com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e avaliar a cogestão em bandeira preta. A autorização do Estado permitiu que os municípios classificados em bandeira preta adotassem protocolos de bandeira vermelha ao longo desta semana.

A reunião pode ser acompanhada no link abaixo:

Segundo a assessoria de imprensa do Palácio Piratini, para as 17h está programada uma live de atualização sobre o cenário Covid, com informações sobre a reunião do gabinete de crise e a reunião com a Famurs. Também ocorrerá a apresentação da nova etapa da EpiCovid, a pesquisa em parceria com a Universidade Federal de Pelotas.

Ministérios e defensorias públicos pedem para Estado reavaliar o sistema de cogestão

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul divulgaram nesta quinta-feira, 25, uma nota conjunta sobre a situação da pandemia no Estado. As entidades listam as preocupantes estatísticas que apontam para um provável colapso do sistema de saúde no Estado e se manifestam favoráveis à decisão do Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19 de reavaliar o sistema de cogestão atualmente praticado.

Governador faz apelo aos prefeitos

Na noite de ontem o governador Eduardo Leite divulgou vídeo com mensagem aos prefeitos. O vídeo reforça a necessidade de cumprimento das medidas de distanciamento, especialmente a suspensão geral de atividades determinada na segunda-feira, 22. “Fica meu apelo aos prefeitos e prefeitas: analisem com atenção os dados dos municípios e das regiões. A ocupação de leitos tem crescido como nunca e sem dar trégua nos últimos 15 dias. O alerta está dado. Os protocolos estão apresentados. Aplique na proporção da gravidade que o momento exige”, reiterou Leite.

Assista ao vídeo: