Coletivo Agbára RS lança especial de Natal nesta quinta-feira

-

Quando se aproxima o período natalino, filmes, comerciais de TV, confraternizações de fim de ano, trabalhos escolares e embalagens de presente evidenciam uma das figuras mais ‘aguardadas’: o Papai Noel. A barba branca e a roupa vermelha o tornam inconfundível. No entanto, mais do que a imagem de um senhor bonzinho e de barriga ‘farta’, a sociedade acabou padronizando um Noel de pele branca.

Buscando quebrar esse estereótipo, o Coletivo Agbára/RS, de Venâncio Aires, produziu um especial de Natal que tem como personagem principal um Papai Noel negro, interpretado pelo ator venâncio-airense Sérgio Rosa. A praça Coronel Thomaz Pereira, conhecida como a praça da Matriz, foi o cenário para a gravação do mini-curta ‘Um sonho de Natal’. O vídeo, que terá duração de quase um minuto e meio, será lançado nesta quinta-feira, 24, às 19h, nas plataformas do Coletivo Agbára no Instagram (@coletivoagbarars) e no Facebook (Coletivo Agbára RS).

Conforme Rosa, que também é o roteirista e diretor da produção, o objetivo do especial de Natal é destacar a representatividade negra. “Poder escrever o roteiro e dirigir esse especial foi muito gratificante, pois como diz o título, de fato foi um sonho de Natal. Poder levar para a comunidade um Papai Noel negro, quebrando paradigmas, de uma forma lúdica, mas que apresenta a mensagem que queremos dizer, isso nos prova o quanto a arte pode e deve ser um ato político e de enfrentamento ao racismo”, destaca Rosa.
A produção contou com participações especiais de integrantes do Coletivo Agbára/RS, do Movimento Negro, da Associação Négo Foot Ball Club e da Associação Umbandista. “A mensagem de Natal mostra nossa essência. Ao pedirmos respeito, amor e paz, mostramos que só queremos viver, ser livre, andar sem medo, andar como qualquer pessoa no seu direito de ir e vir”, destaca a presidente do Coletivo Agbára/RS, Fernanda Landim, que é psicóloga e mestranda em Psicologia.

natal gravacao
Sergio Rosa interpretou o Noel e dirigiu as filmagens produzidas e editadas pela Back Produtora (Foto: Marília Fausto/Divulgação)

Ficha técnica

A produção tem roteiro e direção de Sérgio Rosa, filmagens e edição da Back Produtora e foi idealizada pelo jornalista e repórter fotográfico Leandro Osório.
Elenco:
Coletivo Agbára RS – Fernanda Landim e Ana Laura Rosa
Négo – Natane Porto e Ana Nunes
Movimento Negro – Jair Pereira e Sérgio Rosa
Matriz Africana – Patrícia Silva e Raul Sena
Crianças: Kévin Muryllo Fausto e Lívia Fausto Hermes

“Nelson Mandela falou um dia que ninguém nasce odiando uma pessoa pela cor de sua pele. Para odiar as pessoas precisam aprender e se aprendem a odiar podem ser ensinadas a amar. São muitas as pessoas que acreditam que o Papai Noel deve ser um homem branco em especial nos municípios do Rio Grande do Sul, que não estão preparados para um Papai Noel negro, por isso dificilmente será visto um. Porém, isso é possível de ser mudado e as pessoas podem aprender a conviver e a gostar de um Noel negro.”
SÉRGIO ROSA – Ator e diretor de ‘Um sonho de Natal’

Por Jair Luiz Pereira  – O que caracteriza o Papai Noel?

O historiador inglês Eric Hobsbawn escreveu sobre a “invenção das tradições”, nas quais podemos incluir o Papai Noel, que foi construída com base na imagem e ações de São Nicolau, enquanto símbolo de amor, paz, empatia, união e congratulação. Um Papai Noel negro poderia ser retratado na figura de um Preto Velho, ou quem sabe uma Preta Velha, que espelha o mesmo sentimento. Mas porque não um “Papai Noel Negro” ou “Mãe Negra”? Porque a figura dele representa a comunhão entre diferentes culturas e etnias, como destaca Nelson Mandela – “Ninguém nasce odiando”, então por que não aprender a amar e respeitar também o diferente? A proposta de Sérgio da Rosa encontrou respaldo junto a entidades como o Movimento Negro, ao Coletivo de Mulheres Agbára, a Associação Négo, a Associação de Matriz Africana, no intuito de repassar o sentimento de Natal. Ao longo das gravações notou-se que crianças pediam aos pais para serem fotografadas ou falar com o Papai Noel – Sérgio da Rosa. Elas viam apenas a figura do “bom velhinho”, sem observar as diferenças ressaltadas nos estereótipos e construções culturais tradicionais. Com o mesmo intuito, desejo a todos que o espírito do Natal contagie a todos fortalecendo os laços de amor e paz, empatia e alteridade nos corações das pessoas. Um Feliz Natal a todos!

Jair Luiz Pereira – Professor e membro do Movimento Negro de Venâncio Aires

Foto: Marília Fausto/Divulgação

notícias variedades Folha do Mate



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido