
Venâncio Aires - A Paróquia São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, se prepara para acolher um novo integrante na equipe presbiteral. Trata-se do padre Vanderson da Silva Barbosa, de 33 anos. Natural de Fortaleza, capital do Ceará, e nascido em 31 de agosto de 1992, o sacerdote vai trazer na bagagem uma extensa vivência internacional, com passagens por diversos países da América Latina.
Ordenado presbítero em 12 de agosto de 2022, pela imposição do monsenhor José Mário Bacci, que é bispo da Diocese de Santa Marta, na Colômbia, Vanderson conta que construiu a vocação para atuar como padre desde cedo. Ainda na infância, durante a catequese para a Primeira Eucaristia, já contava à mãe o desejo de ser coroinha. Depois, a caminhada na igreja seguiu, participando do ministério de música, grupos de jovens e de catequistas.
“Minha vida, como criança e adolescente, sempre foi dentro da igreja. Venho de uma família muito católica que sempre me deu apoio. Graças às orações dessas pessoas próximas, como minha mãe e meus avós, fiz o caminho de discernimento vocacional e entrei no seminário”, recorda.
Formação
O padre Vanderson pertence à Congregação de Jesus e Maria – membros são conhecidos como padres eudistas. A formação sacerdotal foi majoritariamente realizada fora do Brasil, com cerca de 10 anos no exterior. A maior parte desse período foi vivida na Colômbia, mas a trajetória inclui um ano de apostolado na cidade de Guayaquil, no Equador, enquanto ainda era seminarista. Após ser ordenado diácono – que é a etapa anterior ao sacerdócio –, foi enviado a Fortaleza para atuar na formação de seminaristas. Já no final de 2023, assumiu como vigário paroquial em Santiago de los Caballeros, na República Dominicana.
Atualmente, está em Medellín, na Colômbia, atuando na Paróquia São Miguel Arcanjo, se dedicando ao fortalecimento de grupos de jovens e formação de catequistas, além de visitas a enfermos. “A experiência internacional ajuda a expandir o carisma e a visão da vida eclesial, conhecendo tantas culturas e necessidades da igreja. Foi um presente de Deus”, avalia.

Espiritualidade
Devoto do Sagrado Coração de Jesus, o padre escolheu como lema de ordenação a frase: ‘Que o teu coração seja o meu coração’. Segundo ele, essa prece passou a fazer parte da oração diária, refletindo o desejo de que o sacerdote deve se assemelhar, cada vez mais, a Cristo.
“O sacerdote deve ter uma vida de entrega ao povo. Carrego no coração a alegria e a esperança de contribuir na evangelização da comunidade de São Sebastião Mártir”, afirma. Após um período de discernimento e diálogos com os superiores, cresceu no padre o desejo de servir de maneira permanente no Brasil, vivenciando, segundo ele, a “vida diocesana”, atuando em uma diocese e nas paróquias.
Nesse contexto, recebeu a nomeação de Dom Itacir Brassiani, bispo da diocese de Santa Cruz do Sul, para atuar como vigário paroquial em Venâncio Aires. Esta será a sua primeira vez no Rio Grande do Sul.
Vinda para Venâncio
Por ainda estar na Colômbia, padre Vanderson está organizando retorno para o Brasil. A previsão é viajar para Fortaleza no dia 16 de dezembro, onde tirará alguns dias de férias para descansar com a família. Após, vem para Venâncio Aires.
“Quero dizer à comunidade venâncio-airense que vocês já têm um espaço muito grande no meu coração. Agradeço a todos que enviaram mensagens de acolhida e carinho pelo Instagram e Facebook. Em breve nos encontraremos, se Deus quiser”.
VANDERSON DA SILVA BARBOSA
Padre
Chimarrão
- O símbolo de Venâncio Aires é o chimarrão. O padre Vanderson da Silva Barbosa afirma que, em um curso de especialização para formadores e vida religiosa no Paraná, já experimentou a bebida. “Provei pela primeira vez, e gostei”, confessa.
- Apesar disso, honrando a tradição de um bom nordestino, é adepto do café. “Mas o chimarrão entrou na lista das minhas bebidas favoritas”, afirma.
A Congregação de Jesus e Maria, fundada por São João Eudes em 25 de março de 1643, tem como foco a formação de sacerdotes e o apoio a presbíteros.