Reservatório de 500 mil litros foi inaugurado, no bairro Bela Vista. Capacidade de reservação de água na cidade aumenta em 20%.
A Corsan inaugurou nesta sexta-feira, 17, em Venâncio Aires, um reservatório de 500 mil litros. Construído no bairro Bela Vista, próximo ao Parcão, também hoje o tanque entrou em operação definitivamente. A espera foi de quase um ano, já que o reservatório estava pronto desde o início de 2024, mas furtos no sistema de cabeamento e melhorias que não estavam previstas originalmente no projeto, acabaram atrasando o funcionamento.
Desde o início da obra, em 2022, a Corsan tem destacado que ele aumentará em 20% a capacidade de reservação da cidade. “Além do reservatório, tem outras melhorias realizadas. Antes tínhamos três recalques de abastecimento e hoje são cinco. Também foi feita modelagem hidráulica de setorização, onde cerca de 5 mil economias, de regiões mais sobrecarregadas, que vamos conseguir equilibrar a vazão”, destacou João Batista Corim da Rosa, que nos últimos meses atuou como superintendente institucional da Região Central e agora assume cargo na região das Missões.

Conforme Corim, também houve troca de bombas de captação no arroio Castelhano e estão em operação quatro poços e mais dois perfurados. A captação subterrânea, aliás, foi a alternativa apresentada pela Corsan à Prefeitura ainda em 2024 como caminho para melhorar abastecimento em Venâncio. “Tem o trabalho de Centro de Operação Integrado, com automação e telemetria, e conseguimos controlar a vazão e pressão da água, focando na causa dos problemas. Com isso diminui a ocorrência de rompimentos de rede e, com a entrada do reservatório, temos um prazo maior para executar nossas ações sem impactar diretamente na torneira do cidadão.”
O novo gestor de relações institucionais na Região Central, André Finamor, foi ao encontro de Corim, destacando as melhorias recentes. “Problemas pontuais, sempre que se faz obra, existem. Mas com a tecnologia serão minimizados esses inconvenientes. As obras são definitivas e os inconvenientes passageiros. E pelo estudo de resiliência hídrica que fizemos, vamos garantir mais água com os poços. Nosso compromisso é manter o abastecimento sempre e a qualidade de água.”
Segurança com o novo reservatório
Para o prefeito Jarbas da Rosa, trata-se de uma obra importante para a cidade. “É fundamental para poder dar segurança hídrica à população, água para todos, um atendimento de qualidade e o mais rápido possível em caso de problemas, além de transparência na informação. Com esse aditivo com a Prefeitura, queremos dar todo apoio para que as obras sejam feitas para avançar na garantia de água de qualidade e avançar com esgotamento.”
A expectativa é de que o reservatório vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas, moradoras dos bairros Bela Vista, Cidade Alta, Xangrilá, Cidade Nova, Gressler, Santa Tecla, Aviação e região do Parque do Chimarrão. Vizinha do reservatório, Brenda Eloisa Faleiro, 30 anos, cresceu na região da Bela Vista e comenta que há alguns anos já houve episódios mais seguidos de falta de água. “Ontem [quinta] faltou, mas acredito que eles estavam arrumando o reservatório. Pela capacidade dele, espero que não falte mais tanto, porque a gente sabe que outros bairros têm mais reclamações. Então que ele dê essa segurança para a população.”
R$ 4,1 milhões – foi investimento no novo reservatório.
Reservação
- Em julho de 2024, entrou em operação um reservatório de 100 mil litros no bairro Cidade Alta para reforçar o abastecimento de cerca de 8 mil moradores dos bairros Cidade Alta, Xangrilá e região do Parque do Chimarrão, locais que costumam sofrer com falta de água.
- Além dele e agora o reservatório de 500 mil litros no bairro Bela Vista, Venâncio chega a uma capacidade de reservação de 2.880 metros cúbicos. Há, ainda, 780 mil litros (três reservatórios) na parte alta, 500 mil litros na esquina do Colégio Oliveira e mil metros cúbicos junto à Estação de Tratamento de Água (ETA).