
Venâncio Aires - A comitiva brasileira, composta por representantes da cadeia produtiva do tabaco da Região Sul do Brasil e lideranças políticas municipais, estaduais e federais, teve o acesso negado à 11ª Conferência das Partes (COP 11) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O evento, que iniciou nesta segunda-feira, 17, em Genebra, na Suíça, confirmou o banimento dos representantes. Os integrantes chegaram ao local antes da abertura oficial da solenidade, prevista para as 10h (horário de Genebra), na esperança de conseguir entrar.
Parlamentares da comitiva tentaram, inclusive, o credenciamento utilizando o passaporte diplomático, que confere prerrogativas especiais. Contudo, essa tentativa também foi frustrada, e o acesso foi barrado na manhã desta segunda-feira. Um exemplo foi o deputado Heitor Schuch (PSB), que tentou acesso como representante do Parlamento do Mercosul (Parlasul), que integra países como Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
A negativa de acesso a representantes da indústria e de setores ligados ao tabaco e é uma prática recorrente, baseada no artigo 5.3. No entanto, além da indústria, agentes políticos e representantes dos agricultores também são impedidos de acessar.
O veto de acesso à COP 11 se estendeu a jornalistas sediados em regiões produtoras de tabaco do Sul do Brasil. Nenhum teve credenciamento aprovado, mesmo com todos documentos e dados solicitados enviados no prazo determinado pela organização.
O banimento da imprensa foi criticado pelos parlamentares presentes na comitiva. Em resposta, as lideranças políticas planejam emitir um documento de repúdio formal a ser entregue ao embaixador do Brasil em Genebra. O diplomata receberá o grupo nesta terça-feira, 18, na sede do consulado-geral do Brasil em Genebra, quando as demandas da comitiva serão explanadas.
O embaixador Tovar da Silva Nunes, representante da Missão Permanente do Brasil junto à ONU e demais Organismos Internacionais em Genebra, receberá o grupo às 11h (horário de Genebra).