Como calcular se vale a pena consertar ou comprar um eletrodoméstico novo

-

Quando um de nossos eletrodomésticos estraga, sempre vem a dúvida se vale realmente a pena consertá-lo ou se é melhor comprar outro de uma vez. Mesmo que o orçamento esteja curto e adquirir um novo seja complicado, é importante fazer as contas, caso contrário, a manutenção pode ser menos vantajosa do que a compra.

O primeiro ponto a levar em consideração é a idade do seu eletrodoméstico que estragou e analisar o consumo de energia. Em média, a cada 5 anos, os novos eletrodomésticos conseguem apresentar uma redução de 10% no consumo de energia. Por exemplo, se a sua geladeira for de 2014, uma atual já consumirá 10% menos energia elétrica, representando economia também na conta de luz.

Uma boa forma de calcular se vale a pena consertar ou comprar um novo, é pensar na vida útil que o eletrodoméstico novo terá. Faça o orçamento do conserto do seu equipamento estragado e multiplique pelo número de anos que um novo duraria. Se o valor for maior do que o preço do produto novo, vale a pena comprar, e não consertar.

Analise também quanto tempo o seu eletrodoméstico estragado já tem. Se ele tem uma duração média de 15 anos e estragou depois de 12, por exemplo, não vale a pena consertá-lo. De um modo geral, o indicado é que o valor do conserto nunca ultrapasse 30% do valor do eletrodoméstico novo. Nesses casos, o recomendado é sempre optar pela compra.

Porém, mesmo com o menor consumo de energia, vale lembrar que muitas vezes os eletrodomésticos novos têm menor resistência do que os antigos. Isso acontece porque as marcas estabelecem uma espécie de obsolência programada: os produtos são feitos para não ter duração tão grande, estimulando o consumidor a trocar em poucos anos e gastar mais.

Então, pesquise a reputação da marca do eletrodoméstico antes de decidir comprar, confira se há muitos relatos de defeitos depois de certo período de tempo e se o preço que você está disposto a pagar compensaria caso os mesmos problemas acontecessem com você. Analise também se o preço de manutenção da marca é barato e se as peças de reposição são fáceis de conseguir, além, é claro, do tempo de garantia que você ganhará.

Pense também nos cuidados que você pode ter com os eletrodomésticos novos para que eles não estraguem tão rápido, e coloque esses cálculos na balança. Existem diversos itens que podem aumentar a durabilidade de um eletrodoméstico, por exemplo, a capa para máquina de lavar.

Outro cuidado imprescindível é com a fiação elétrica da sua casa. Caso muitos de seus eletrodomésticos estejam apresentando defeitos, o grande problema pode estar em suas instalações. Então, antes de pensar em comprar um novo, confira se a parte elétrica de sua casa está em conformidade com os padrões de segurança e eficiência.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido