Apesar das dificuldades impostas, principalmente pelo clima, com excesso de chuva e redução de repasses estaduais e federais, o prefeito de Vale Verde Carlos Gustavo Schuch (MDB) avalia como muito positivo as ações realizadas ao longo de 2023 no município. Como destaques, ele menciona a inauguração do Complexo Esportivo Municipal Hugo Froemming, que ocorreu em maio.
A estrutura é composta por campo de futebol 11, iluminação, alambrado e vestiários com banheiros acessíveis e está localizada na Avenida Assis Brasil. “A inauguração do complexo esportivo foi uma grande vitória para o município. Essa é uma obra muito importante para a nossa comunidade, que sempre foi reconhecida pelo envolvimento com o futebol amador e nós queremos retomar isso”, salienta.
Outra atividade destacada por ele envolve a programação do aniversário de Vale Verde, promovida em outubro e que pela primeira vez contou com 10 dias de atividades. De forma igualmente inédita, os pontos altos foram o 1º Festival das Carnes Sete Brasas e a Feira Comercial. As atrações reuniram 10 mil pessoas no município.
“A feira comercial foi um modelo muito legal e que as pessoas gostaram. Ela foi pequena para a região, mas inovadora para Vale Verde. Além de promover uma atividade diferente para a comunidade, nosso principal objetivo era que as empresas participantes saíssem satisfeitas e isso aconteceu. Tanto que elas têm interesse em participar novamente em 2024”, ressalta.
Veículos e máquinas
Neste ano, o Executivo também comprou veículos, máquinas e equipamentos e realizou reformas e melhorias estruturais em prédios públicos. Conforme divulgado pela assessoria de imprensa da Prefeitura, foram adquiridas uma ambulância e três veículos novos para a Secretaria de Saúde, além de ter sido feita a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS).
Para a Secretaria de Obras, foram adquiridos rolo compactador, caminhão caçamba trucado, pá carregadeira, escavadeira hidráulica e caminhão prancha. Também foi realizada a reforma e ampliação do prédio da Secretaria de Obras, com construção de uma guarita. Ainda em 2023 foi concluída a pavimentação asfáltica da rua Henrique Leindecker, com construção de passeio público.
Para a Agricultura, foram adquiridos uma retroescavadeira, roçadeira articulada e espalhador de calcário. Para as pastas de Administração e Planejamento e de Assistência Social também foram comprados veículos, equipamentos mobiliários e aconteceu a manutenção e ampliação de programas sociais.
Para a Educação, Cultura, Desporto e Turismo o destaque fica por conta da reforma de espaços físicos nas escolas municipais e compra de um veículo novo. Além disso, neste ano houve a instalação de uma empresa no setor calçadista.
Reconhecimentos
- Recebimento do Selo Ouro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) pela transparência pública, principalmente na publicação dos atos oficiais da Secretaria de Administração.
- Recebimento de Selo Ouro do Governo do Estado referente ao programa Amigo do Idoso Rede Bem Cuidar, da Secretaria da Saúde.
- Primeiro lugar no Vale do Rio Pardo no Programa de Integração Tributária (PIT) e primeira posição no Índice Municipal de Educação do Rio Grande do Sul (Imers).
- Segundo lugar na avaliação no Vale do Rio Pardo referente ao Sistema de Rendimento Escolar do RS (Saers).
- Segunda melhor colocação no índice Firjan em gestão fiscal da região.
(Fonte: AI Prefeitura)
“Trabalhamos muito em 2023. Vários projetos que estão acontecendo agora iniciamos em 2017. O mandato é de quatro anos, mas às vezes na esfera pública a burocracia é grande e o processo pode ser lento.”
CARLOS GUSTAVO SCHUCH
Prefeito de Vale Verde
Nova escola de Ensino Fundamental é projeto para 2024
Uma das metas da Administração Municipal de Vale Verde em 2024 envolve a construção de uma nova escola de Ensino Fundamental totalmente digital. O projeto já havia sido pensado no ano passado, mas a obra deve ser retirada do papel a partir do início de janeiro.
A edificação será realizada no mesmo pátio onde funciona a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Santa Izabel, no Centro, a partir de um investimento de R$ 3,5 milhões. “A maior parte do recurso será de financiamento já está aprovado junto ao Badesul e em janeiro devemos fazer a licitação. A necessidade de uma nova escola vem de mais tempo, mas sempre tentamos buscar recursos no Governo Federal a fundo perdido. Como não foi possível, optamos pelo financiamento”, explicou Schuch, durante entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora da Terra FM 105.1, realizada na quinta-feira, 28.
A intenção é que o novo educandário funcione em tempo integral e a conclusão do prédio está prevista para o fim do ano que vem. Ainda segundo o prefeito, há um recurso de emenda parlamentar indicado por deputado federal que deve auxiliar a equipar a escola depois que ela estiver finalizada. “Com isso, vamos proporcionar aos alunos um estudo moderno, visando o futuro e preparando os jovens para o mercado de trabalho cada vez mais digital”, destacou.
Para o próximo ano ainda estão nos planos do Executivo investimentos na infraestrutura urbana e atração de novas empresas. “Das projeções que tínhamos para este ano e não conseguimos realizar, estão a construção de novos banheiros públicos no Balneário Monte Alegre, que não aconteceu por conta da enchente e a recuperação das estradas municipais”, comenta. Também será dado andamento ao projeto de construção de uma sede própria para o Centro de Referência de Assistência Social, com investimento de R$ 750 mil.