Compra de flores para o Dia de Finados movimenta o comércio

-

A tradicional compra de flores e a limpeza de túmulos para o Dia de Finados, celebrado na segunda-feira, 2 de novembro, já movimenta estabelecimentos comerciais e cemitérios de Venâncio Aires. Conforme o proprietário da Casa Walter, Francisco Nedwed, devido à pandemia do coronavírus se percebe uma antecipação na compra das flores. “Desde o início do mês o movimento subiu. A gente percebe que as pessoas vieram antes. O que chama atenção são os jovens comprando para os idosos, assim eles não precisam sair”, frisa.

A loja já registra um bom movimento. Conforme o proprietário, para atender a demanda o horário de atendimento foi ampliado, desta forma, a loja abre antes e fecha mais tarde. “A gente precisa se adequar, mas percebe-se que as pessoas estão conscientes e se cuidando”, enaltece.

Na tarde de ontem, o casal Celso Piccinini e Lourdes Reckziegel vieram de Vila Santa Emília para adquiri as flores que serão colocadas nos quatro túmulos de familiares. “Normalmente compramos as flores nessa época, alguns dias antes do dia. Sempre fizemos essa tarefa juntos”, conta Piccinini.

Cemitérios

A movimentação nos cemitérios também já iniciou nesta segunda-feira, uma semana antes da data. Neusa e Marques Pradella estiveram nos cemitérios da Linha Hansel e o Municipal para realizar a limpeza dos túmulos e jazigos da família. “Fizemos a limpeza mais seguido. A gente costuma vir antes e no dia só traz as flores”, cita o caminhoneiro.

Neusa e Marques fizeram a limpeza dos túmulos na tarde da segunda-feira, 26 (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Cuidados

Com a proximidade do Dia de Finados, as atenções também se voltam para as ações de prevenção à dengue nos cemitérios. Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, Everton Notti, a população deve tomar cuidado com a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que acontece em água limpa e parada. “A principal observação é com os vasos de flores. Precisamos furar eles embaixo para que não acumulem água. Pode-se até colocar areia, mas deve-se prestar atenção nos furos, para a água não acumular.”

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido