Começa na segunda-feira, 26, e segue até o dia 3 de novembro, a votação da Consulta Popular. O processo será 100% virtual. Em Venâncio Aires, segundo a nova presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Carine Larsen, a meta é mobilizar, no mínimo, 1.047 eleitores, o que corresponde a 2% do eleitorado do município. Este percentual é exigido para que os municípios possam acessar os recursos do Governo do Estado.
Nesta edição, a cédula de votação do Corede Vale do Rio Pardo terá três projetos, todos ligados ao desenvolvimento rural. Em Assembleia Regional Ampliada, ficou definido que serão eleitos os dois mais votados. “Esperamos um engajamento bem significativo da população”, disse Carine, que também é secretária administrativa da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova).
Segundo ela, o Comude local vai trabalhar com a divulgação de cards virtuais que já direcionam os eleitores diretamente para a página de votação. “Queremos possibilitar um acesso mais simples e direto possível. Queremos facilitar e incentivar o cidadão a participar”, destaca.
Ela observa que, devido à pandemia, os agricultores familiares não receberam incentivos. “Falo com propriedade, por estar à frente de uma cooperativa que está sentindo esse reflexo. O agricultor não tem saída, não temos para onde correr.”
Na segunda-feira, 26, o Comude terá uma reunião para tratar da votação. A tendência, segundo Carine, é eleger o projeto ‘número 1’ como prioridade para o município.
Como votar
- A votação ocorre totalmente digital pelo site da Consulta Popular www.consultapopular.rs.gov.br ou através de SMS (mensagem de texto) para o número 29634 com a mensagem: RSVOTO #título de eleitor #nº do projeto.
- Estão habilitados a participar os eleitores com domicílio eleitoral no Vale do Rio Pardo, podendo escolher apenas um dos projetos constantes na cédula. Cada eleitor tem direito somente a votar em um projeto e para a votação é necessário o número do título de eleitor.
“Com ajuda da população, podemos trazer recursos que podem não ser grandes valores, mas vão fazer grande diferença para as pequenas propriedades.”
CARINE LARSEN – Presidente do Comude de Venâncio Aires
Os projetos do Vale do Rio Pardo
• 1 – Fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar;
• 2 – Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar;
• 3 -Fomento à agroecologia e a produção orgânica;
Entenda
Segundo o Corede Vale do Rio Pardo, o projeto que tiver a maior votação terá a execução em 2021 e o segundo mais votado, com execução condicionada à receita do Estado, possivelmente em 2022. O valor disponível (execução 2021) será de R$ 371.428,57. Ao todo, conforme Carine, são R$ 742.857,14 para serem divididos entre os municípios da região.