Comunidade de Mariante presta homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes

-

Dezenas de fiéis participaram, na manhã deste domingo, 6, da programação em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, em Vila Mariante, segundo distrito de Venâncio Aires.

A programação contou com procissão iniciada no santuário da padroeira da comunidade, no rio Taquari, quando a imagem da santa foi conduzida por marinheiros. Após, seguiu pelas ruas da localidade e culminou com missa campal na Igreja Católica Nossa Senhora dos Navegantes. A celebração foi realizada ao ar livre, como medida para evitar a proliferação da Covid-19. Para o festeiro César Garcia, a atividade serve para renovar a fé e agradecer pela proteção da santa. “A sensação é de gratidão, com sentimento de dever cumprido. A procissão sempre é marcante nos festejos de Nossa Senhora dos Navegantes e esse ano conseguimos retomar. Importante ressaltar que no ano passado foi feita uma carreata para podermos manter o distanciamento e a segurança na procissão. A adesão foi boa, porém nada se compara à procissão a pé e com os devotos acompanhando”, disse.

“O conselho administrativo da comunidade, os festeiros e todos os voluntários estão orgulhosos por terem conseguido preparar tudo com carinho e dedicação, proporcionando as homenagens à nossa padroeira.”

CÉSAR GARCIA

Festeiro

Por conta dos protocolos sanitários, neste ano, a programação não incluiu a parte festiva, apenas as celebrações religiosas e almoço com galinhada. “As expectativas foram alcançadas, principalmente com o público, que devido à situação do momento de pandemia seria reduzido. Mas, a adesão dos devotos na procissão foi boa, o que possibilitou uma belíssima homenagem”, enfatizou Garcia, que também é vereador. Para Teresinha, o importante foi celebrar com quem pudesse estar presente e em nome de todos que estavam impossibilitados de comparecer.

Segundo os organizadores, a cerimônia contou com cerca de 200 fiéis, que acompanharam a procissão e a missa campal. Entre eles estava a prefeita em exercício, Izaura Landim. Teresinha Graef, uma das organizadoras, detalhou o processo de realização das homenagens em meio à pandemia. “Desde o início, decidimos limitar a programação da festa na parte religiosa e almoço. Nosso espaço físico possibilitou o espaçamento para servir o almoço e a parte religiosa foi ao ar livre, inclusive a missa em espaço externo obedece os atuais protocolos. Procuramos seguir as determinações sanitárias e, como cristãos, a preservação da vida deve sempre ser prioridade”, destacou ela.

Colaboração: Leonardo Pereira



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido