Os dois próximos domingos, 15 e 22, serão de concentração para milhares de pessoas que participarão do concurso público da Prefeitura de Venâncio Aires. São 11.540 inscritos, o que equivale a 16% da população do município, mas tem muita gente de fora na busca por uma vaga no certame, suspenso no início da pandemia.
Mesmo com a melhora nos números Covid, o concurso precisou ser adaptado para atender todos os protocolos sanitários e, entre as consequências, está a divisão de datas e locais em dois municípios. No dia 15, serão 3.875 candidatos realizando a prova em Santa cruz do Sul e 2.214 em Venâncio Aires. Já no dia 22, 3.099 fazem o exame em Santa Cruz e 2.352 em Venâncio.

Essas quase 12 mil pessoas concorrem a 57 vagas referentes a 45 cargos e as diferentes áreas atraíram o interesse de quem mora na Capital do Chimarrão ou quem está a quilômetros. É o caso de Tatiana Machado Kussler, 43 anos, que mora em Bagé. Formada em Administração, o concurso de Venâncio será o 11º que ela realiza. Em 13 anos, já se candidatou a vagas em Santa Cruz, Santana do Livramento, Pinheiro Machado, Dom Pedrito e Bagé, onde trabalha atualmente.
Mesmo com tanta experiência, não se considera ‘concurseira’. “Tenho que me aperfeiçoar nas técnicas de estudos e me dedicar mais”, afirmou. Tatiana vai tentar vaga de Técnico Administrativo (prova amanhã, em Venâncio) e, se passar, confirmou que vai se mudar para trabalhar na Prefeitura. “Minha motivação passa pela remuneração e por conhecer o município e a região”, explicou.
Ainda assim, a candidata adianta que participará de outros certames. O objetivo dela é sempre conseguir aprovação para ir adquirindo experiência e chegar ao seu maior desejo: ser aprovada, futuramente, na área da Segurança Pública, principalmente na Polícia Civil.
Motivações
A remuneração, uma das motivações de Tatiana para tentar o concurso, também é destacada pela própria Prefeitura ao opinar sobre o que fez tanta gente se sentir atraída por Venâncio. “As pessoas buscam a estabilidade que, por enquanto, o serviço público ainda oferece. Sobre escolher Venâncio, considero o fato de o Município pagar bem seus servidores, oferecer plano de carreira, plano de saúde, vale alimentação e vale transporte. Isso o torna muito atrativo, pois é uma valorização importante”, considerou a assessora administrativa da Secretaria de Administração, Mara da Silva.
Além das fronteiras
‘Dona da casa’, Venâncio tem, naturalmente, o maior número de inscritos: 3.343. Na sequência, vem Santa Cruz, com 1.331 candidatos, e Porto Alegre, com 828. Mas, além de atrair pessoas de várias regiões do estado, o concurso da Prefeitura vai além.
Segundo a empresa Objetivas, que organiza o certame, há candidatos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Considerando esses estados, são 413 inscrições.
Essa ‘migração’ momentânea também mexeu na rede hoteleira de Venâncio. De acordo com informações do Hotel Guest, para este fim de semana, serão 35 hóspedes que vão ocupar cerca de 1/3 do total de quartos.
Estabilidade
Além de um ‘bom salário’, muitos candidatos não escondem que buscam estabilidade no cargo público. A justificativa, muitas vezes criticada por parte da sociedade, ganhou força por causa da pandemia, onde milhares de pessoas ficaram desempregadas ou tiveram redução salarial.
Com um cargo no setor público por meio de concurso, a segurança é considerada maior. “A estabilidade é uma das principais razões, além dos benefícios e a possibilidade de crescimento”, mencionou Bárbara Jordana Vaz de Carvalho, 29 anos, candidata ao cargo de Secretário de Escola.
Em 2020, as dificuldades trazidas pela pandemia a diversos setores, fez com que a empresa que ela trabalhava a dispensasse naquele momento. Atualmente, Bárbara é secretária pela manhã e à tarde é atendente numa padaria.
Falta de banca resultou em contratos emergenciais
Com a aplicação do concurso, a Prefeitura espera resolver a demanda de vários setores, já que dezenas de cargos que precisam de concurso estão preenchidos de forma temporária. “O concurso vem para atender uma necessidade, pois atualmente temos vários contratos emergenciais para supri-las, justamente em decorrência da falta de banca de concursados”, destacou a assessora administrativa da Secretaria de Administração, Mara da Silva.
O último concurso teve o processo iniciado em 2016, com homologação dos aprovados em 2017. Embora o certame atual resolva parte das necessidades, ainda haverá lacunas para preencher. Por isso, um novo concurso deve ser lançado. “Ainda este ano iniciaremos o processo interno que busca junto às secretarias as necessidades. Já sabemos que, por exemplo, Técnico de Segurança do Trabalho e Arquiteto são dois cargos que necessitam a realização de concurso”, revelou Mara.
1.137 – é o número de candidatos para Fiscal Sanitário, o cargo com mais inscrições
727 – são os inscritos para Agente Fiscal de Posturas, o cargo mais concorrido por vaga
Locais
Dia 15, às 9h
- Técnico Administrativo: escolas Oliveira, Crescer e Cônego Albino, e Unisc Venâncio Aires
- Secretário de Escola: Monte das Tabocas
- Instrutor de Esportes: IFSul Venâncio
- Psicopedagogo: IFSul Venâncio
- Supervisão Escolar: IFSul Venâncio
- Agente Fiscal de Postura: Unisc Santa Cruz
- Professor Língua Inglesa: Unisc Santa Cruz
- Professor de Educação Infantil de Emeis: Unisc Santa Cruz
- Professor Ciências: Unisc Santa Cruz
- Professor Geografia: Unisc Santa Cruz
- Professor Língua Alemã: Unisc Santa Cruz
- Professor Artes: Unisc Santa Cruz
Dia 15, às 15h
- Analista de Recursos Humanos: escola Crescer e Unisc Venâncio Aires
- Agente de cadastros: IFSul e escola Cônego Albino Juchem
- Motorista: escolas Monte das Tabocas e Oliveira
- Fiscal Sanitário: Unisc Santa Cruz
- Procurador Jurídico: Unisc Santa Cruz
Os candidatos devem estar nos locais uma hora antes do início das provas. O uso da máscara é obrigatório.
Gabarito
O gabarito preliminar, para ambos os dias de prova, será divulgado nas duas segundas-feiras seguintes – dias 16 e 23, a partir das 14h. O gabarito definitivo e resultado preliminar da prova objetiva serão divulgados dia 4 de setembro.