
Marcando o Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado no dia 1º de outubro, e o início do Mês da Pessoa Idosa, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Venâncio Aires (CMI) realizou uma reunião especial. Entre as pautas deliberadas pelos conselheiros, esteve a aprovação do Plano de Ação para 2025/2026, que tem entre suas principais ações previstas, a realização de um diagnóstico geral sobre a população da terceira idade do município, a previsão de de apoio a projetos de entidades, parceria com secretarias para a execução de políticas públicas, campanhas e promoção de acesso a atividades culturais e de promoção à saúde na população idosa.
“O Plano de Ação do Conselho é uma medida reforça o compromisso do Conselho em garantir direitos e ampliar oportunidades para que os idosos de Venâncio Aires possam viver com dignidade, respeito e valorização”, destaca a presidente do Conselho, Viviane Röhrs.
O documento está dividido em quatro eixos: Gestão e participação social; Saúde, qualidade de vida e envelhecimento ativo; Cultura e integração social; e, Educação. Ainda durante o encontro desta semana, foram aprovadas as inscrições de duas entidades junto ao Conselho: Associação de Grupos da Terceira Idade de Venâncio Aires e do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc).
“O mês da pessoa idosa é um momento simbólico e importante para reafirmarmos nosso compromisso com a causa. A inscrição das entidades e a aprovação do Plano de Ação 2025/2026 são passos significativos no fortalecimento de ações que beneficiam diretamente quem tanto já contribuiu para a nossa comunidade”, destacou a presidente do Conselho. Conforme ela, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa segue atuando em parceria com a sociedade civil e o poder público, reafirmando sua missão de promover políticas inclusivas e sustentáveis para o envelhecimento digno em Venâncio Aires.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires)