Além da calcular impostos e resolver a questão burocrática das empresas, o contador também tem um papel importante na análise e gestão empresarial. O conceito de que o profissional só assume o compromisso de manter a contabilidade em dia está em desuso, já que o contador também é o responsável por auxiliar o empresário na decisão mais assertiva para os negócios.
De acordo com a contadora da Ottimiza Contabilidade e Assessoria, Fernanda Rodrigues dos Santos, os profissionais da área contábil têm o conhecimento de todas as vantagens e os benefícios oferecidos às empresas, visando os melhores resultados. “O papel do contador é encontrar estratégias e enquadrar as empresas de acordo com a lei, objetivando o lucro”, explica a contadora, que é pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil.
Para o empresário iniciar com pé direito, a consultoria do contador deve começar desde o processo de abertura da empresa, para que possa fazer um estudo de viabilidade do novo negócio, junto com o empreendedor. “Manter o planejamento é fundamental neste processo. Em primeiro lugar, é preciso regularizar o imóvel com alvarás municipais e do Corpo de Bombeiros e, em um segundo momento, fazer a análise tributária, na qual o contador fará o enquadramento da empresa”, afirma.
Fernanda também argumenta que é necessário ter um planejamento financeiro e capital de giro, para o caso de eventualidades, assim como situações de crise. “O retorno do investimento, em média, é percebido a partir do primeiro ano da empresa”, orienta.
Além disso, ela acrescenta que deve ser levada em consideração a escolha do local que vai sediar o novo empreendimento, assim como o tamanho da empresa, o segmento de atuação e o produto a ser vendido/produzido. “O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é isento de alvarás, mas precisa de um cadastro municipal e licenças ambientais para estar apto a funcionar”, comenta.
Próxima etapa
A tomada de decisão para começar um negócio próprio é muito importante, assim como ter conhecimento das próximas etapas que o empreendedor vai encontrar pela frente. Segundo Fernanda, para manter o empreendimento, é necessária atualização constante na área em se deseja investir e organização financeira e de marketing da empresa.