No dia 20 deste mês, a Cooperativa Escolar Verde Vale, da Escola Nero Pereira de Freitas (EMEF), localizada em Monte Alegre, completou 4 anos de fundação e de atuação. A diretora Priscila Macedo de Campos vem acompanhando e auxiliando a cooperativa durante esses quatro anos. Ela explica que uma Cooperativa Escolar é uma iniciativa de caráter educativo, formada pela união voluntária de crianças ou adolescentes, que realizam atividades sociais, econômicas e culturais de acordo com seus objetivos comuns, no contraturno escolar, sem fins lucrativos.

“O objetivo do programa é ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo, desenvolvendo a liderança, educação financeira, empreendedorismo e inclusão social”, destaca a diretora.
Histórico da Cooperativa
1 A cooperativa surgiu do interesse e curiosidade dos próprios estudantes, sendo que em 2016 foram realizados vários encontros com os alunos, para estudo sobre os conceitos de cooperativa escolar.
2 Na oportunidade foram feitas pesquisas, objeto de aprendizagem, criação do logo, estatuto, e constituição de uma comissão de fundação para conduzir o processo. Na época houve a inscrição de chapa única, a qual foi eleita pelos associados, e empossada no dia 20 de outubro de 2016, exercendo o mandato até 2017.
3 No primeiro ano, a orientadora da Cooperativa foi a professora Rejane Baierle Fagundes, e a estudante Thauane Dorneles Porto foi a primeira presidente. No período de 2017 e 2018, a professora Maristela Haupt conduziu a orientação.
4 Em 2018 ocorreu a segunda Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Cooperativa Verde Vale, com um novo Conselho de Administração e Fiscal, onde a estudante Maria Eduarda Rosa Flores foi eleita presidente da Cooperativa.
5 No ano de 2019 foi realizada a 3ª terceira AGO, com orientação da professora Maria Cristina Kaufmann e a estudante Maria Rosa Florentino assumiu a presidência.