(Foto: Divulgação/AI Prefeitura)
(Foto: Divulgação/AI Prefeitura)

Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - A Corsan realiza, na próxima quarta-feira, 19, às 15h, a entrega de certificados aos primeiros 30 produtores rurais participantes do programa Nascentes para o Futuro, iniciativa que busca promover a conservação das áreas de nascentes e fortalecer a disponibilidade hídrica na região. O evento será realizado na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Caciva), e marca mais uma etapa do projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Estruturado no modelo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), o programa recompensa e oferece orientação técnica a produtores que adotam práticas de preservação, manejo e recuperação ambiental em áreas sensíveis, como nascentes e cursos d’água . Trata-se de uma solução baseada na natureza , que alia práticas sustentáveis à proteção dos recursos hídricos essenciais ao abastecimento. Em Venâncio Aires, 30 propriedades já integram o projeto, e a meta é alcançar 50 produtores até o final do ano.

Entre as ações desenvolvidas estão o cercamento e reflorestamento de áreas de preservação, a coleta e análise da qualidade da água, atividades de educação ambiental, visitas técnicas e o acompanhamento contínuo das propriedades. Além do incentivo financeiro, o programa oferece orientação técnica gratuita, conduzida por uma equipe multidisciplinar da Universidade.

O Nascentes para o Futuro também estimula a participação de mulheres e jovens rurais, fortalecendo a sucessão familiar e contribuindo para a permanência das famílias no campo, aliando desenvolvimento rural à conservação dos recursos hídricos.

Como participar

Produtores interessados ainda podem se inscrever. Para participar, é necessário que a propriedade esteja localizada na sub-bacia do Arroio Castelhano. Mais informações podem ser obtidas com o Centro Socioambiental da Unisc, pelo telefone (51) 3717-7321.