Depois de cinco anos de encaminhamentos e espera, o início das atividades do crematório da Organizações Kist vai ocorrer no dia 21 de setembro. O empreendimento obteve autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – RS (Fepam) para iniciar os testes para análise da emissão de gases atmosféricos.
De acordo com a Fepam, esta fase, que terá o acompanhamento de técnicos da Fundação Ambiental, além de laboratório contratado pelo crematório, é necessária para que seja emitida a licença de operação. O empreendimento já tem as licenças prévia e de instalação.
O proprietário José Kist explica que estarão disponíveis tanto as cremações para humanos quanto para pets. “Toda estrutura está pronta. A expectativa é começar no dia 21 e já seguir operando”, comenta.
Com dois fornos, inicialmente, sendo um para humanos e outro para animais, o crematório Kist será referência regional e funcionará junto com o Cemitério Parque Jardim Bela Vista, no bairro Santa Tecla.
Relembre
O projeto do crematório em Venâncio Aires existe desde 1998 e surgiu junto à ideia de criação do Cemitério Parque Jardim Bela Vista.
De acordo com o proprietário, José Kist, os encaminhamentos para o crematório começaram em 2015.
A licença prévia do empreendimento foi concedida pela Fepam em novembro de 2016.
Os fornos chegaram entre fevereiro e março de 2018.
Neste ano, a Fepam autorizou o início dos testes para analisar a emissão de gases resultantes do processo de cremação, o que irá ocorrer em 21 de setembro. A partir disso, será possível emitir a licença de operação.