O Crematório Regional Memorial Organização Kist deve receber a licença definitiva para operar entre o fim de fevereiro e o início de março. A informação foi confirmada pelo proprietário do empreendimento, José Luiz Kist. De acordo com ele, na quarta-feira, 30, os técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) finalizaram o acompanhamento das cremações de humanos.
A fase inicial das atividades, que começou em setembro, envolvia a cremação de 21 pessoas. A participação da Fepam é necessária para testar os equipamentos e analisar a emissão de gases resultantes do processo de cremação. No entanto, para receber a licença definitiva ainda é necessário finalizar o acompanhamento da cremação de 21 pets.
Segundo Kist, ainda faltam quatro cremações de animais e a última está agendada para ocorrer no dia 18 deste mês. Depois disso, será necessário aguardar pela licença definitiva. Como os primeiros meses do ano são marcados pelo período de férias, a previsão é que a autorização aconteça entre o fim de fevereiro e o início de março.
Saiba mais
O crematório regional de Venâncio Aires conta, por enquanto, com dois fornos, um para humanos e outro para animais de estimação. O pavilhão onde acontecem as cremações tem cerca de 400 metros quadrados. Além de Venâncio Aires, o empreendimento vai abranger outros municipais do Vale do Rio Pardo e cidades do Vale do Taquari, Centro Serra e Região Central.