Durante reunião na última semana, no Instituto Nacional de la Yerba Mate (INYM), na Argentina, foi constituída a Federação Internacional Sul-Americana de Produtores de Erva-Mate. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos e integrada por representantes de Brasil, Paraguai e Argentina.
Do Brasil, participaram integrantes do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) – presidente Alberto Tomelero, coordenador administrativo, Ismael Rosset, e o vice-presidente Cleomar Konzen, morador de Venâncio Aires e que também preside a Associação dos Produtores de Erva-mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva).
Segundo Konzen, entre os objetivos da federação está promover e proteger a produção sustentável de erva-mate, estabelecer padrões de qualidade e certificações para garantir a autenticidade e pureza e facilitar a troca de conhecimentos e experiências entre diferentes países. “Ela foi criada para padronizar os processos envolvidos e promover a erva-mate para o mundo, dando a possibilidade das regiões produtoras de manter todos os envolvidos na atividade com responsabilidade social e ambiental”, destacou o vice-presidente do Ibramate.
Ainda conforme ele, são propostas da federação representar e defender os interesses dos produtores perante órgãos governamentais e comercias, promover a diversificação de produtos derivados, como infusões, alimentos e cosméticos, para ampliar o mercado e gerar novas oportunidades de negócios, além de melhorar a competitividade dos produtores a nível mundial, através da cooperação e do intercâmbio de boas práticas.
De acordo com Cleomar Konzen, durante o encontro ficou decidido que o país sede será o Paraguai e, no início, a presidência ficará a cargo da Argentina, tendo o Brasil na vice-presidência. O cargo diretivo é itinerante, com duração de três anos.