CTA e Multmec firmam parceria para uso de queimadores a pellets

-

A CTA Continental firmou uma parceria estratégica com a empresa Multmec de Venâncio Aires para condução de testes com o BioQueima, equipamento que utiliza pellets de madeira como fonte 100% sustentável e rastreável. O contrato foi assinado na última semana.

No segundo semestre, dois produtores vão fazer a secagem de tabaco nas estufas usando o BioQueima e, conforme a CTA, o objetivo é adequar e parametrizar o equipamento para a obtenção de um produto de qualidade, substituindo a tradicional biomassa atual utilizada na cura do tabaco (oriunda de reflorestamentos, principalmente à base de eucalipto), pela utilização do pellet. Entre os benefícios esperados, é um produto cada vez mais adequado aos quesitos do ESG, sigla em inglês que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança.

De acordo com Edson Menezes, supervisor de Pesquisa & Sustentabilidade, “essa parceria faz parte de uma série de iniciativas que a empresa está lançando e colocando em prática na busca pela melhoria contínua das suas atividades e o reforço da sua governança referente aos quesitos do ESG na sua base de produção, olhando para o cenário atual e futuro do mercado.” Os pilotos serão conduzidos nas propriedades de Idor Becker, em Linha Travessa, e Marcos Graeff, em Linha Cerrito, ambas no interior de Venâncio Aires.

Equipamento projetado pela Multmec é voltado à indústria 4.0, totalmente automático (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Expectativa

Coordenador do projeto na Multmec, o engenheiro mecânico Itor da Rosa Junior, explica que os testes estão previstos para começar dia 1º de agosto, quando uma equipe irá até as propriedades para fazer as instalações e começar os testes ‘em vazio’, ou seja, ainda sem tabaco dentro das estufas.

Nas semanas seguintes, quando de fato começar a temporada de secagem, os profissionais da Multmec voltam para acompanhar o processo com os queimadores. “Temos uma grande expectativa para uma maior eficiência, em reduzir a mão de obra do produtor, conseguir uma melhor qualidade da secagem e mesmo com a questão ambiental, já que o pellet é uma energia sustentável e que deixa menos resíduos.”

Itor da Rosa Junior também comemorou a parceria com a CTA. “É uma empresa reconhecida no ramo tabacaleiro, que tem uma grande malha de produtores integrados, que é um dos públicos-alvo do nosso segmento. Além disso, é muito focada nas questões ambientais e sociais, de ESG. Então, para nós, é fundamental ter uma parceria com uma empresa que tem essa visão.”

Pellets da Haas

Para esses testes, a Multmec vai ceder os equipamentos e a CTA, além de dar toda assistência aos produtores em relação ao tabaco, vai disponibilizar os pellets, que serão adquiridos na Haas Madeiras, outra empresa venâncio-airense. “É um projeto que encaramos com muito otimismo, porque esquemas como esse vão além do que uma venda normal. Estamos falando de uma indústria muito bem estabelecida, que é do tabaco, junto com o desenvolvimento tecnológico inovador local, que é a Multmec, e agora tem o produtor de tabaco que, no momento que passa a usar um pellet produzido na mesma região, tem a possibilidade de produzir florestas comerciais na nossa parceria do fomento florestal”, ressalta o diretor da Haas, Junior Haas.

Pellets têm alto poder de calor e são uma energia sustentável e que deixa menos resíduos (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

O empresário também destaca que se trata de uma tecnologia que se entende como de ponta, entre pellets e queimadores, de nível mundial, além de entender que é um ciclo que gera valor para todos. “A Haas vai gerar um produto de maior valor agregado e, para o agricultor, vai trazer maior qualidade e segurança na sua produção. Já a indústria vai ter a rastreabilidade dessa fonte energética de queima, conseguindo comprovar a questão ambiental e de responsabilidade social.”

*Com informações CTA Continental.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido