
O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Pousada do Capão foi fundado em 8 de maio de 1995 por um grupo de tradicionalistas, como José de Azevedo Vargas, Dalvo Hendges, Elemar da Silva, Ivo de Azeredo Coutinho, Jair Eugênio Lord, Júlio André Vargas, Olavo Ferreira, João dos Santos, Paulo Roberto Nunes, Wilson Felício da Silva e José Charles Rodrigues. Também são lembrados os já falecidos: Manoel de Azevedo Vargas, Laércio Waldemar Michels, Leandro Felício da Silva, Donato Lord e João Batista Ferreira. Atualmente, a entidade reúne cerca de 80 integrantes e tem sua sede localizada em Linha Estância São José, em Venâncio Aires.


As principais atividades do CTG incluem reuniões mensais, participação em eventos da 24ª Região Tradicionalista (RT) e da Associação Tradicionalista Venâncio-airense (ATVA), bem como em rodeios, festas campeiras, fandangos, atividades culturais da Semana Farroupilha e o tradicional desfile do dia 20 de setembro.
Um dos destaques da programação é a Festa Campeira, realizada anualmente no terceiro final de semana de fevereiro. Em maio, mês de aniversário da entidade, ocorre o curso de danças tradicionais gaúchas, seguido do fandango de formatura. Já em setembro, ocorre a Missa Crioula.
Durante os anos de história, o Pousada do Capão coleciona conquistas, especialmente na parte campeira, em diversas modalidades, desde o laço piá até o vaqueano, além de competições em duplas e quartetos. A modalidade de prendas também é bem representada.
Além disso tudo, a entidade valoriza a integração com a comunidade escolar e promove projetos em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bento Gonçalves, para incentivar crianças e jovens a conhecer e preservar as tradições. Libório Wilges escreveu uma música em homenagem ao CTG e se tornou o hino da entidade.
Para os integrantes da entidade, o tradicionalismo é importante porque valoriza a identidade cultural, fortalece os laços de amizade e família, resgata valores como respeito, união e solidariedade, além de manter viva a memória e as raízes do povo gaúcho.
Patronagem
Desde 2025, a gestão da patronagem é liderada por Luciana Andréia Vargas da Silva, primeira mulher a ocupar o cargo de patroa na história da entidade, um marco de renovação e valorização da participação feminina no tradicionalismo. A patronagem também conta com José de Azevedo Vargas (vice-patrão), Paulo César Faleiro (tesoureiro), Josemar Backes (vice-tesoureiro), Altemir de Azevedo (secretário), Gécica da Rosa (vice-secretária), Leonarda Vargas da Silva (capataz campeiro), Régis Reichert (vice-capataz), Marinês Vargas e Marli Heger Ferreira (departamento artístico), Nelson e Sirlei Mees (departamento de cavalgadas), além do Conselho Fiscal formado por Júlio André Vargas, Kelven Lord, Tiago Vargas, Édina Coutinho e Maria Elana Vargas.