Desde 1º de janeiro, a Cooperativa Dália Alimentos conta com novo supervisor do setor de gado leiteiro. Yago Machado da Rosa assumiu o lugar de Fernando Araújo, que agora exerce a função de gerente da divisão de produção agropecuária.
Yago é zootecnista e trabalha na cooperativa desde março do ano passado. Segundo o novo supervisor, o principal objetivo é manter cada vez mais forte os programas de assistência técnica em cada propriedade. “Buscamos sempre incentivar e auxiliar a produção dos nossos associados, fazendo com que eles trabalhem bem e tenham uma rentabilidade boa para sua família”, afirma.
O zootecnista ainda ressalta a importância de os técnicos estarem familiarizados com os produtores, o que facilita o trabalho do dia a dia. “Nossa equipe de técnicos faz um trabalho forte no campo e isso facilita minha transição para a nova função. Isso também se deve à competência com que o Fernando vinha conduzindo o setor”, salienta.
DESAFIOS
Para o supervisor, um dos maiores desafios está atrelado aos programas que a cooperativa oferece aos produtores. “Hoje, nós temos cerca de 1,4 mil associados vinculados à produção de leite. Nós queremos que cada vez mais os programas Vale dos Lácteos e Leite Saudável estejam fortalecidos e que nossos associados se sintam pertencentes à Dália, a fim de oferecermos uma boa assistência para todos”, comenta. Atualmente, esses são os principais programas que priorizam as necessidades de cada produtor da Dália.
Mesmo estando em um momento adverso para a produção do leite, Rosa vê como outro desafio, juntamente com o produtor, manter a qualidade e a produtividade. “Em decorrência da estiagem e do clima severo, junto com os altos custos de produção, o gado leiteiro tem sofrido muito. No entanto, ao passar por esse período, a tendência é de melhorar a produção do leite, sendo que o nosso papel é fazer com que o produtor passe pelas adversidades deste momento, com planejamento estratégico e priorizando o destino certo dos recursos”, reforça. (Fonte: AI Dália)