Que a tecnologia ganhou muita força nos últimos anos não é novidade. Ela traz mais facilidade em diversos processos para empresas. Para se manter no mercado, elas precisam estar por dentro de tudo e acompanhar essa evolução.
Um dos processos que já existia antes da pandemia de Covid-19, mas era pouco usado é o de receitas médicas digitais. No entanto, na Farmácia Bem Ativa, percebeu-se o aumento da apresentação dessas prescrições desde o ano passado, segundo a proprietária Luciane Martins.
Ela comenta que esta é uma forma mais simples de conseguir comprar um remédio que requer a solicitação médica, sem precisar ir até a farmácia ou até mesmo ao médico. “Muitas pessoas fazem a teleconsulta, o médico faz a prescrição, manda por e-mail, WhatsApp ou outro meio digital para o paciente e esse encaminha para nós normalmente pelo WhatsApp. Vemos a veracidade da receita, pois ela necessita ter todas exigências e daí fizemos o pedido”, explica.
Para medicamentos controlados, como os tarja preta, na prescrição médica vem um QRCode, que é avaliado pela farmácia. “Temos todo cuidado para verificar as receitas, para não haver fraude e outros problemas”, enfatiza Luciane.
A necessidade de vender virtualmente fez a farmácia ter uma funcionária especificamente para cuidar dessas vendas, algo que antes da pandemia não tinha. “O cliente solicita o produto, pode pedir a tele-entrega, fazer o pagamento por Pix ou cartão, tudo sem sair de casa. É uma segurança e um conforto que a tecnologia oferece”, afirma Luciane, ao comentar a preocupação com o pós-venda. Por isso, a farmácia sempre pede a avaliação do cliente sobre o serviço.
Atividade física pela tela do celular
A unidade de Venâncio Aires do Serviço Social do Comércio (Sesc) também está sempre se adaptando às novas ferramentas virtuais. Durante a pandemia de coronavírus, a academia ficou fechada por alguns meses e, para manter a saúde e bem-estar dos clientes, o Sesc começou a oferecer aulas on-line.
Para o educador físico Nilton César da Silva, a aula on-line foi uma novidade. Ele ressalta que conhecia algumas plataformas que facilitam as aulas virtuais, mas nunca havia usado. “No início dá medo, porque todo novo gera esse sentimento. Cada um usava seu próprio celular e internet, pois estávamos trabalhando em casa. Depois que pudemos voltamos para a unidade, usávamos os recursos que tinha aqui.”
O profissional observa que alguns alunos não quiseram aula on-line por medo da ferramenta e de fazer sozinho, porém muitos migraram para a forma virtual. Para conseguir visualizar como cada aluno estava fazendo as atividades físicas, ele fazia o exercício de exemplo, explicava tudo e depois olhava como cada um estava e auxiliava quando preciso. “Como meus alunos já tinham experiência de academia, às vezes, só falando o nome do exercício eles já sabiam o que fazer, isso facilitou”, observa.
O educador físico salienta que também prefere ainda aulas presenciais, por se tratar do corpo humano, de diferentes resistências e empenho de cada aluno. “Tudo é válido, foi bom para manter o contato com o aluno. Contudo, se for um aluno novo, que não tem vivência na academia é ruim de ensinar, porque não conseguimos ver tudo exatamente como ele está fazendo.”
Atualmente, as aulas on-line específicas das unidade de Venâncio encerraram e o Sesc está com academia on-line com profissionais de todo o estado, com plataforma Zoom. Ela é indicada para quem quer otimizar o tempo ou está em casa no momento atual, para que não seja impeditivo de praticar uma atividade física orientada.
“Além de aulas on-line, nós do Sesc também tivemos treinamentos virtuais para nos mantermos atualizados. Foi uma forma de não parar, mesmo com a academia presencial fechada.”
NILTON CÉSAR DA SILVA
Educador físico
Facilidade em serviços bancários
Com o objetivo de facilitar as transações financeiras e auxiliar os clientes durante a pandemia, o aplicativo do Sicoob foi completamente remodelado, no último ano, e é um dos mais bem avaliados nas lojas de aplicativos. No app e no site do banco são oferecidas ferramentas para que o associado não precise ir até a agência. De acordo com assessoria de imprensa da cooperativa, a ferramenta tem tido boa aceitação dos clientes, pois oferece mais conforto e facilidade para serviços bancários.
Além das transações financeiras, transferências e extratos, é possível simular e adquirir diversos produtos e serviços pelo aplicativo, como previdência privada, consórcios e seguros. Ele também permite acompanhar os limites e as transações do seu cartão de crédito, liberar crédito pré-aprovado, fazer recarga de celular, realizar investimentos em Renda Fixa e Poupança, entre outros.