A realidade do bairro Universitário mudou desde a instalação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Há 16 anos, quando foi inaugurado o campus no município, a localização ainda era considerada zona rural.
A coordenadora da Unisc Venâncio, Andréia Haas, ressalta que a população questionava a instalação do campus numa distância de cerca de sete quilômetros do Centro da cidade. “Eu entendo que o campus sendo instalado fora do Centro facilita a possibilidade de ampliação. Nesses 16 anos pouco podemos ampliar no sentido da quantidade de cursos, mas a universidade ainda tem o interesse”, enfatiza.
Ela afirma que Venâncio Aires conta com o maior campus fora de sede da universidade, com 27 hectares, enquanto que em Santa Cruz do Sul corresponde a 42 hectares. A instalação da unidade no município foi possível graças a parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires, que com a autorização da Câmara de Vereadores, repassou a área para a implantação da unidade. “Hoje temos uma zona urbana estabelecida, com o IFSul e loteamentos residenciais próximos, se desenvolveu muito”, diz.
Andréia comenta que a relação com a comunidade local também é muito boa e a criação da Avenida das Indústrias foi essencial para o deslocamento dos estudantes e professores. “O acesso é facilitado tanto para os professores e estudantes que vêm de fora, quanto para quem vem dos outros bairros de Venâncio com, asfalto desde o princípio”, finaliza.
“O acesso é facilitado tanto para os professores e estudantes que vêm de fora, quanto para quem vem dos outros bairros de Venâncio com asfalto desde o princípio.”
ANDRÉIA HAASCoordenadora da Unisc Venâncio