No início de setembro, Vila Mariante e localidades próximas foram inundadas pelas águas do rio Taquari
(Foto: Leonardo Pereira)
No início de setembro, Vila Mariante e localidades próximas foram inundadas pelas águas do rio Taquari (Foto: Leonardo Pereira)

As recorrentes chuvas dos meses de setembro e outubro deixaram marcas em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Em Venâncio Aires, os distritos de Vila Mariante e de Vila Estância Nova foram os mais atingidos, em decorrência da elevação do rio Taquari. De acordo com a Defesa Civil municipal, ao todo, em cinco oportunidades o rio saiu do leito e causou transtornos para os moradores.

Em destaque, a histórica cheia dos dias 5 e 6 de setembro, que ocasionou a remoção de cerca de 200 moradores para abrigos ou casas de familiares. Nesses dias, o Taquari ultrapassou os 16 metros na régua de Vila Mariante, causou inundação, deixou um rastro de destruição no distrito e, também, em regiões próximas.

O levantamento da Defesa Civil contabiliza que as demais cheias tiveram impacto na interrupção de vias, principalmente a ERS-130, em Linha Itaipava das Flores e Linha Chafariz, localidades de Vila Mariante, e na estrada de Linha Santa Mônica, que também faz parte do distrito. Nessas enchentes, o rio Taquari variou entre 12 e 13 metros, alcançando cotas de inundação.

Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.