
Um privilégio de poucos. Para a família Becker, o Dia das Mães, comemorado neste domingo, 11, será ainda mais especial. Com a chegada da pequena Isis, a família, que reside na localidade São José, em Linha Travessa, no interior de Venâncio Aires, completou as cinco gerações de mulheres: Wilma Anna Becker, 88, Maria Glacy Hickmann, 69, Carmen Lúcia Becker, 46, Amanda Luiza Becker, 23, e Isis Becker Ribeiro, a mais nova integrante da família, que completa um mês de vida no próximo dia 16.
Todas se tornaram mães muito jovens. A tataravó de Isis teve o primeiro filho aos 20 anos, enquanto a bisa, a avó e a mãe dela conheceram o amor materno aos 23 anos. “O sentimento é imensurável. Um amor incondicional que veio para completar nossas vidas”, afirma Carmen, que trabalha como assistente comercial.
Amanda, que se tornou mãe há menos de um mês, conta com a ajuda da mãe, vó e bisa para os cuidados com a bebê Isis. Como todas moram uma ao lado da outra, se veem com frequência. “Nos ajudamos na prática e nos conselhos também. A tataravó tem muita história para compartilhar e experiências vividas. Muitas receitas e conselhos”, diz Amanda.
A jovem comenta que algumas trocas se tornam até engraçadas, pelos costumes de antigamente, principalmente em relação ao pós-parto. “Nem consigo me imaginar passar 40 dias sem lavar o cabelo”, brinca. Mas, ao mesmo tempo, Amanda sempre escuta e leva em consideração as opiniões da bisa e da tataravó de Isis, pois sabe da experiência delas. Wilma teve três filhos – dois já falecidos -, cinco netos, quatro bisnetos e, agora, a primeira tataraneta.
Criar memórias
Amanda destaca o quanto é bom ter a avó e a bisa próximas, tanto para o apoio nas horas de necessidade, quanto para que Isis possa conhecer e criar memórias com pessoas que foram também tão importantes para ela. “Cresci em meio a elas, e tenho muitas lembranças boas disso. Tenho muito a agradecer, por ser tão sortuda em ainda ter meus quatro avós presentes e uma bisa para compartilhar esses momentos”, observa.
Para Amanda, que trabalha como manicure, este Dia das Mães será único. “Hoje, entendo tudo que a minha mãe falava sobre amor de mãe, pois é diferente. Sinto que devo muito a ela, por tudo”, menciona. Carmen espera que o Dia das Mães seja, por muitos anos, comemorado entre as cinco gerações. “Principalmente com nossa rainha tataravó”, cita.
Wilma e Maria, que são aposentadas, ainda comemoram a chegada da Isis. “Estou muito feliz. Estávamos todas ansiosas para conhecer, foi um presente para a família”, afirma Wilma, a tataravó da pequena. Segundo Maria, o momento é de alegria em presenciar a sequência das raízes da família e também poder ver uma nova versão da neta, agora mãe. “Que sigamos todas unidas e mantendo vivo o valor da nossa família”, diz.

As cinco gerações da família Becker
- Wilma Anna Becker, 88 anos
- Maria Glacy Hickmann, 69 anos
- Carmen Lúcia Becker, 46 anos
- Amanda Luiza Becker, 23 anos
- Isis Becker Ribeiro, nascida em 16 de abril de 2025
“Não poderíamos estar mais felizes e realizadas com as cinco gerações na família. Isis veio de surpresa, mas com toda certeza será o melhor e mais completo Dia das Mães. Somos uma família muito unida.”
CARMEN LÚCIA BECKER
Avó de Isis
“Ser mãe é se doar inteiramente a outra pessoa, é ter o mundo nos braços e perceber que um filho é o que existe de mais precioso na nossa vida.”
AMANDA LUIZA BECKER
Mãe de Isis