Dia de Finados terá roteiro de missas e cultos em cemitérios de Venâncio

-

A quinta-feira, 2, será para relembrar de familiares, amigos e conhecidos que já faleceram. Em Venâncio Aires, como ocorre todos os anos, o Dia de Finados é marcado por um roteiro de missas e cultos em cemitérios, realizados pelas paróquias das comunidades católica e evangélica (veja abaixo).

Já os dias que antecedem a data, geralmente são de movimento intenso nos cemitérios, como registrado na tarde desta segunda, 30. A aposentada Ronisa Ruppenthal Pott, 70 anos, esteve no Cemitério Municipal, onde estão sepultados os pais, Edmundo e Idalina, e uma irmã, Sonia. “Venho arrumar a ‘casinha’ do pai desde 1981, quando ele faleceu e, neste ano, é o primeiro Finados que também arrumo a ‘casinha’ da minha irmã”, explica Ronisa, se referindo a Sonia, que faleceu em novembro de 2022. Já a mãe dela faleceu em 2015, com 100 anos.

Na tarde de ontem, a aposentada lavou o túmulo e depositou flores novas. Mas, ela garante, esse cuidado não está restrito ao 2 de novembro. “Datas de aniversário, dia dos pais, dia das mães. Estou sempre aqui, cuidando do túmulo deles. Este fim de semana ouvi uma pastora [evangélica luterana] dizer que não devemos esquecer de quem já foi, porque eles fizeram parte da nossa vida.” Além dos pais e da irmã, Ronisa diz que também sempre deixa flores no memorial junto ao cemitério para outros três irmãos, dois deles sepultados longe de Venâncio, em Crissiumal.

Procura por flores no comércio aumentou nos últimos dias (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Enquanto o movimento nos cemitérios deve aumentar entre hoje e amanhã na preparação para o Finados, o mesmo vale para estabelecimentos comerciais que vendem flores. Segundo o proprietário da Casa Walter, Francisco Nedwed, há uma tendência de maior movimento na véspera, mas, neste ano, a procura está ‘diluída’ há mais dias. “Muita gente tem vindo antes. Acho que isso ainda é um reflexo da pandemia da Covid, onde as pessoas se antecipavam para evitar aglomerações”, considera Nedwed.

Missas – Paróquia Católica

Quinta-feira, 2 de novembro

• 8h – Bênção no Cemitério dos Machado, em Vila Santa Emília.

• 8h30min – Celebração e bênção nos cemitérios Municipal; de Linha 17 de junho; Lourdes, de Santa Emília; e de Tangerinas.

• 9h – Celebração e bênção nos cemitérios Jardim da Paz.

• 9h15min – Celebração e bênção nos cemitérios de Linha Olavo Bilac; São Judas Tadeu; Santa Teresinha, de Linha Bem Feita; e Vila Rica.

• 10h – Celebração e bênção nos cemitérios de Linha Ponte Queimada; São José da Travessa; e nº 1 de Linha Hansel.

• 10h30min – Celebração e bênção no cemitério nº 2 de Linha Hansel.

• 19h30min – Missa da Trezena na Igreja Matriz São Sebastião Mártir.

Cultos nos cemitérios – Paróquia Evangélica

Quarta-feira, 1º de novembro

• 17h – Linha Arroio Grande, Linha Andréas (Posselt) e Linha Brasil.

• 18h – Dreipikade (Picada Três) e Vila Deodoro.

• 18h30min – Linha Sapé

Quinta-feira, 2 de novembro

• 8h – Cemitérios Municipal; Sampaio (Centro) e Linha Esperança.

• 9h – Cemitérios Parque Jardim Bela Vista; Sampaio (Schuck); e Centro Linha Brasil (nº 2).

10h – Cemitérios de Mato Leitão e Linha Marechal Floriano.

• Se chover, os cultos serão realizados nas igrejas.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido