Dia do Amigo: promessa para a recuperação de Graziela

-

Grupo de amigos fez orações e promessas para a saúde de Grazi, que ainda se recupera de uma queda de bicicleta

Não é possível prever acidentes, quedas e dias de recuperação que parecem intermináveis após uma lesão. Mas é certo que, quando se tem amigos ao lado, os momentos são mais leves e descontraídos. Essa é a situação que vive a supervisora escolar Graziela Pacheco, de 48 anos, que no dia 2 de dezembro de 2023, sofreu uma queda de bicicleta em Cambará do Sul, mas que conta com o apoio de muitos amigos. A reportagem da Folha do Mate conta esta história neste sábado, 20, Dia do Amigo.

Ela, que é integrante do grupo Amigos da Bike, formado por 22 amigos de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Lajeado, foi junto com os colegas participar de um evento. “Até hoje não recordo desse pedal, da organização, do planejamento, com quem eu fui. Só sei o que me relatam e vejo fotos que fizemos até antes da queda”, afirma.

Na queda, Graziela machucou principalmente o lado esquerdo do corpo. Bateu a cabeça, teve traumatismo craniano e fraturou a clavícula do lado esquerdo. Ficou cinco dias em coma no Hospital de Canoas e, no dia seguinte ao acidente, foi transferida para o Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, onde ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Já se passaram sete meses e Grazi segue em recuperação, pois o lado esquerdo do corpo ainda não está 100% recuperado. Ela conta com acompanhamento de atividades físicas, fisioterapia e terapia com psicóloga semanalmente. “Estou em processo de recuperação, minha memória ficou afetada, muitas lembranças perdidas que agora, aos poucos, estão sendo recordadas. Tenho acompanhamento da minha família integralmente, dificilmente fico sozinha”, relata.

Força da amizade

Quando Grazi diz que dificilmente fica sozinha, ela não está errada, pois no seu entorno conta com um grupo especial de amigos, colegas de trabalho e familiares. Uma dessas amigas especiais é a contadora Denise Maria Stertz, de 45 anos. “Entre amigos e colegas criamos um grupo de oração em que ficamos 24 horas rezando pela saúde da Grazi”, conta.

Denise, que é devota de Nossa Senhora Aparecida e a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, fez uma promessa: se Grazi se recuperasse, iria até São Paulo agradecer à graça alcançada, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida. A promessa, Denise cumpriu no mês passado. “Foi muito emocionante, pois agradeci muito pela saúde da nossa amiga.” Nos planos, também está ir até o Santuário de Schoenstatt, em Curitiba, junto com a amiga.

Denise em São Paulo, pagando a promessa pela amiga Grazi. (Foto: Arquivo pessoal)

“A união faz a força. Foram as orações, preces, promessas, e a fé em Deus que tivemos, que fizeram com que nossa amiga ficasse junto de nós. Hoje eu faria tudo novamente, pois quem conhece a Grazi sabe que ela também faria pelos amigos. Ainda bem que a gente tem a gente.”
DENISE MARIA STERTZ
Contadora

Em homenagem a Grazi e pela sua plena recuperação, no dia 23 de março foi realizado o ‘Pedal da Grazi’, quando os amigos do grupo de bike realizaram um passeio ciclístico em trajeto já conhecido por todos, como promessa devido à recuperação da amiga. O grupo saiu do Grêmio Recreativo Sete de Setembro, foi até a casa da Grazi de surpresa, no Centro de Venâncio, e entregou uma lembrança à amiga. Depois foram até a Igreja Santa Catarina, de Linha Brasil.

O grupo foi até a casa da Grazi de surpresa. (Foto: Arquivo pessoal)

“Sou grata pela minha família e amigos que tenho, todos estão sendo essenciais na minha melhora diária. Minha família sempre esteve comigo nos hospitais, nunca fiquei sozinha”, agradece Grazi, mencionando também os cuidados da mãe Nadir, filho João Marcos, namorado Marcos, irmão Marquinhos e cunhada Walkiria, além dos amigos de trabalho da Emef Alfredo Scherer. “Estão sempre em contato comigo, para auxiliar, trocar uma ideia”, completa.

Grazi com as colegas de trabalho da Emef Alfredo Scherer. (Foto: Arquivo pessoal)

Neste sábado, 20, Dia do Amigo, Grazi reconhece que tem amizades para todas as horas e pessoas que estão sendo muito importantes neste momento de recuperação. “Sempre tive bons e fiéis amigos, e agora ainda mais. Serei eternamente grata. Foram orações, promessas, visitas, telefonemas, mensagens, quem tem amigo tem tudo. Nessas horas de dor e sofrimento é que entendemos o valor de uma amizade.”

“Foi emocionante, uma felicidade saber que sou querida pelos amigos, que deixo boas marcas e recordações na vida dos amigos. Saber que me querem bem e que ficam felizes pela minha recuperação não tem preço.”
GRAZIELA PACHECO
Supervisora escolar



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido