Os bairros Cidade Alta e Leopoldina, ficam na entrada principal de Venâncio Aires, perto do Parque Municipal do Chimarrão, e contam com muitos empreendimentos. Ser um local movimentado e que está em expansão é um dos pontos positivos elencados pelos empresários.
Há 28 anos no bairro Leopoldina, o sócio-proprietário do Mercado Schons, Arno Schons, comenta que vivenciou a evolução do local. Quando começou a empreender, o bairro tinha poucas casas E não tinha o movimento atual. Quase três décadas depois, ele comenta que o local cresceu muito, teve expansão tanto do comércio quanto de residências.
Schons ressalta que o bairro é um lugar bom de empreender, por ser calmo, ter espaço para estacionamento e continuar crescendo. No entanto, ele acredita que são necessárias melhorias no calçamento e na sinalização das ruas. “Temos que ter placas com os nomes de cada rua, isso em toda a cidade, especialmente nos bairros, porque alguém que não conhece não consegue se achar”, frisa o também morador do bairro Leopoldina.
Bairro calmo e com empresas de diferentes segmentos
Para o funcionário da empresa Gringo Gás, Augusto Oberdoerfer, que também reside no bairro Leopoldina, o local é muito calmo e bom para as empresas, por oferecer espaço para os clientes estacionarem. “Tem tudo por perto, mercados e posto de combustível, mas poderia ter uma farmácia”, considera. Outra demanda necessária para o Acesso Imperatriz Dona Leopoldina, segundo ele, é a iluminação pública. “De noite fica muito escuro aqui, poderiam colocar mais luzes.”
Melhorias no trânsito são demanda
Para o sócio-proprietário da Stop Car, Verissímo Martins Braga, que há 15 anos tem a empresa no Acesso Leopoldina, uma das principais demandas é a segurança do trânsito. “Tem que colocar um medidor de velocidade, porque os veículos passam muito rápido aqui na frente. Isso é perigoso, pois muitas pessoas caminham nessa região, e isso pode causar acidentes.”
Por outro lado, ele avalia que o local é bom de empreender por ser na entrada da cidade, oferecer grande fluxo de pessoas e ter mais empresas do ramo automobilístico por perto. “É perto do Centro, temos tudo próximo. No geral, é bem tranquilo”, avalia.
“O Centro está subindo”
Para a proprietária da Queli Despachante, Queli Cristina Eisermann, que já empreende no local há quase 11 anos, o trânsito no Acesso Leopoldina precisa melhorar. Ela considera que é necessário uma sinaleira na esquina com a rua Marechal Floriano. “Já vi muitos acidentes aqui, porque tem muito movimento e os carros não respeitam, andam muito rápido”, comenta. Por outro lado, o local é bom de investir por estar em expansão, por isso ela escolheu o Cidade Alta. “Muitos comércios estão abrindo aqui, o Centro está subindo”, observa.