O prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, recebeu na sexta-feira, 1º, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutra e Transportes (Dnit) que confirmaram recursos para reforma da barragem de Amarópolis, em Santa Amaro do Sul, município de General Câmara.
Conforme informado pelo diretor de Infraestrutura Aquaviária/DAQ, Erick Moura, haverá recursos no orçamento da União, para publicação do edital de reforma da barragem, que vai contemplar a elaboração de projeto e execução da obra, no valor estimado de R$ 160 milhões. “Agora tem previsão orçamentária e a expectativa é de que, até o fim do ano, o Governo Federal publique edital para selecionar a empresa que fará o projeto e depois executá-lo”, relatou o prefeito.
Conforme Schuch, a reforma contempla, por exemplo, a troca de toda estrutura entre equipamentos, alças e comportas. “A reforma da barragem é uma demanda na qual trabalhamos desde 2017, juntamente com prefeitos dos municípios que são atingidos pela barragem e, após realizarmos uma reunião em Brasília recentemente, recebemos a confirmação da alocação dos recursos e da publicação do edital. Esta obra é de grande importância para a navegação, para os produtores de arroz, pescadores e para o turismo, já que o balneário Monte Alegre depende muito da manutenção do nível médio do rio Jacuí”, destacou o prefeito. Além disso, Schuch mencionou a retomada da extração de areia, mantendo a devida fiscalização. “Mesmo que isso cause algumas discordâncias, é algo muito interessante do ponto de vista econômico, pelo que as empresas contribuem com ICMS.”
Para o prefeito de Vale Verde, os municípios de General Câmara, Rio Pardo, Butiá e Minas do Leão também serão impactados de forma positiva pela reforma da barragem. “Rio Pardo, inclusive, tem um projeto de porto regional, que vai ser uma alternativa para o escoamento da produção pela água. Mas se não tiver a manutenção da barragem em Santo Amaro, oferecendo condições de navegação, isso não fará sentido.”
No encontro da última semana também participaram o coordenador-geral de obras aquaviárias/CGOB, André Martins; coordenador de operações de eclusas e barragens/COEB, Gleilson Nunes; responsável da assessoria DAQ, Mauro Magalhães; o superintendente da SR/RS, Hiratan Pinheiro da Silva; o prefeito de General Câmara, Helton Barreto, vice-prefeito de Vale Verde, Ricardo Froemming, secretários e vereadores de Vale Verde.
*Com informações AI Prefeitura de Vale Verde.