Muitas histórias já foram contadas pelos moradores do ‘outro lado’ na RSC-453, localidades denominadas de bairros Coronel Brito e Battisti. O crescimento destas comunidades é visto nestas duas últimas décadas.
Vila Sete é o antigo nome do atual bairro Battisti, localizado no prolongamento da rua Sete de Setembro. A arquiteta e urbanista que foi servidora pública durante mais de 30 anos, Sandra Sperb ao recordar a criação do bairro (Folha do Mate 2019), conta que teve início com a construção do loteamento popular, que fica em frente à Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente. “Este foi o primeiro núcleo habitacional no bairro, com isso, novas ruas foram abertas e foi instalada uma infraestrutura básica para abrigar a população de baixa renda”.

Em maio de 1986 a Prefeitura encaminhou projeto para a Secretaria Especial de Ação Comunitária, vinculada à presidência da República, na busca de recursos para concluir o primeiro módulo de 48 casas do Loteamento Sete de Setembro. O projeto total previu a construção de 144 casas com instalações de redes elétrica e de água.
Atualmente, além do Loteamento Sete de Setembro, há os Loteamentos Novo Horizonte 1 e 2. A região do lado esquerdo da rua Sete de Setembro, é toda caracterizada por loteamentos populares.
De acordo com a assistente social do Centro de Referência em Assitência Social (Cras) do bairro Battisti, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, nos dois loteamentos Novo Horizonte há um média de 160 casas construídas.
Curiosidades
• Primeiras casas do Loteamento Sete de Setembro foram arquitetadas com 30 metros quadrados em terrenos de 10 metros por 20 metros.
• A atual RSC-453 era denominada de RS-428 e divide os bairros Coronel Brito e Battisti do centro da cidade.
• Em maio de 1986 estava demarcada a área de mil metros quadrados para construção do pavilhão da Metalúrgica Venan, hoje Faires.
• Battisti era o lugar de depósito de resíduos do município, antigo lixão, e deu espaço para um loteamento popular, hoje asfaltado, e que contempla mais de 1,6 mil habitantes, conforme números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do último censo, realizado em 2010.