Economia de combustível: dicas para reduzir o consumo

-

Controlar o pé no acelerador e realizar a manutenção do carro periodicamente, pode ser uma saída para aliviar o bolso dos consumidores. Com o aumento dos preços da gasolina e diesel, que vem em constante crescimento, os brasileiros estão tentando encontrar estratégias para evitar o consumo de combustível.

Reportagem divulgada na edição da Folha do Mate do último sábado, 13, mostrou que o litro do combustível teve um aumento médio de 14,9% em relação ao mês de fevereiro. O levantamento realizado em 18 postos do município revela que o valor médio do litro da gasolina comum é de R$ 5,928, em Venâncio Aires.

A alta no preço do combustível tem trazido dores de cabeça principalmente para aquelas pessoas que necessitam do transporte diariamente. Contudo, há maneiras para contornar a situação, que podem fazer a diferença para ajudar a poupar gasolina.

De acordo com os sócios-proprietários da König Reparação Automotiva, Edio e Edson König, 40% do consumo de combustível está ligado ao modo como o motorista dirige. Além disso, Edson destaca que ao adquirir um novo veículo é fundamental conhecer as vantagens e desvantagens que o carro tem a oferecer, para evitar surpresas. “Carros que apresentam um maior conforto e uma maior potência de motor tendem a consumir mais combustível”, destaca Edson. Ele complementa que, jamais o carro deve ser adquirido por impulso. O mais indicado é se certificar com o mecânico da confiança para saber se o veículo vai atender as expectativas e ao estilo de vida do comprador.

Outro detalhe importante é ter conhecimento das funcionalidades do veículo, completa Edio. “Cerca de 80% das pessoas não conhecem o seu carro, porque não costumam ler o manual de instruções”, observa.

Dicas para economizar combustível

  • Fazer a manutenção de cabo, vela, filtro de ar e sistema de ignição. É indicado fazer uma avaliação no veículo a cada seis meses.
  • Usar descarbonizantes nas velas: principalmente quando o veículo for usado em trechos curtos, é comum as velas carbonizarem, causando o aumento do consumo de combustíveis.
  • Cuidado na rotação do motor: o indicado é não esticar as marchas ou trocá-las bruscamente. Evitar aceleradas bruscas e dirigir com mais velocidade também evita o consumo.
  • Optar pelo combustível de qualidade: nesta hora, o barato sai caro. O mais indicado é usar a gasolina aditivada, principalmente se o carro fica por muito tempo na garagem, o que pode gerar a carbonização, má queima e perda da octanagem do combustível (porcentagem de explosão).
  • Calcular o consumo: para fazer a média da quilometragem rodada por litro, os profissionais orientam que o veículo seja abastecido no mesmo posto de combustível e, de preferência, na mesma bomba. Geralmente, o computador de bordo não indica a média com precisão.
  • Pneus: a calibragem e a alteração da medida dos pneus também influencia no consumo do combustível.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido