A atual administração de Passo do Sobrado chegou ao marco dos 100 dias de gestão, no início de abril. O prefeito Edgar Thiesen e a vice Celina Maria Fagundes da Rosa avaliam que os primeiros três meses de mandato foram de muitas aprendizagens e novos projetos para o município.
Com objetivo de melhorias para a economia de Passo do Sobrado, eles realizaram visitas em empresas locais e contatos na busca de mais empresas que tenham interesse em se instalar no município. “Uma de nossas maiores metas é a geração de emprego e renda aos nossos munícipes”, frisa o prefeito. Segundo ele, ações simples, como a ornamentação dos trevos de acesso à cidade na Páscoa já foram um incentivo.
A administração também desenvolve o projeto de uma rota turística para valorizar o interior, a gastronomia, agroindústrias, as belezas naturais, balneários e resgatar a história. “O ‘carro forte’ é a agricultura, destacamos a parceria entre as Secretaria de Obras e Agricultura que para melhor atender as propriedades as máquinas que dispomos estão trabalhando de maneira coletiva. Já foram realizados inúmeros atendimentos de manutenção e limpeza de açudes, a fim de manter os reservatórios de água das propriedades”, comenta Thiesen. Ele observa que, no período da estiagem, foi prestado o suporte aos produtores com a contribuição dos Bombeiros Voluntários, que levaram água para todas as propriedades que precisavam de ajuda.
O chefe do Executivo também ressalta o trabalho da Prefeitura na busca por novas alternativas de renda. A partir disso, foram encaminhados novos projetos para obtenção de recursos e apresentou-se a Empresa Grano alimentos para abrir os horizontes dos produtores com a produção de brócolis como uma nova fonte de renda. “Também está se projetando uma família modelo que irá receber assistência técnica na produção de leite, para rentabilizar mais as propriedades da pecuária leiteira.”
SAÚDE
Após assumir a Prefeitura em meio à pandemia de coronavírus, Thiesen destaca a contratação realizada de mais um médico 20 horas semanais e a concretização do plantão 24 horas, todos os dias da semana, fruto da união e parceria com o Município de Vale Verde. “Era uma carência da comunidade.” Ele cita, também, que há uma série de medidas adotadas no enfrentamento da pandemia, como adoção do sistema de pré-triagem onde pacientes com sintomas gripais e possíveis casos de Covid-19 são atendidos separadamente, com o objetivo de diminuir o risco de exposição da população com o vírus. (Fonte: Assessoria de Imprensa)
- Infraestrutura
Nesses três meses, também foram reconstruídas cinco pontes no interior. “Em trabalho conjunto com a Secretaria de Agricultura e Obras, estamos recuperando os acessos à propriedade e salientamos que legalizamos a pedreira do Ouro em Campo do Sobrado. Disponibilizamos a terraplanagem para empresa Intabra e aterro para a empresa Alliance- One”, comenta o prefeito Edgar Thiesen.
Produção de hortaliças: trabalho que oferece qualidade de vida