Depois de quase 18 meses de espera, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) vai consertar a ponte sobre o arroio Castelhano, na RSC-453, em Venâncio Aires. A promessa foi feita na terça-feira, 10, através de um e-mail enviado pela assessoria de comunicação da autarquia. A guarda e parte da lateral da ponte foram destruídos em um acidente de trânsito, registrado no último dia do mês de maio de 2019.
Segundo as informações repassadas pela EGR, “a empresa para a realização do conserto já foi contratada e as obras iniciam ainda este mês”. No entanto, não foram repassados mais detalhes sobre o início do conserto.
Os danos na ponte são no lado direito (sentido Lajeado/Venâncio), em uma extensão de aproximadamente 20 metros. Devido as avarias, quem necessita cruzar pelo local a pé ou de bicicleta, não consegue usar aquele lado. Não há guarda lateral e parte do piso está na iminência de desabar.
Mas não é só em Venâncio que se verificam problemas nas guardas das pontes, consequência de acidentes de trânsito. Na ‘ponte seca’ existente logo depois da ponte sobre o rio Taquari, já no município de Bom Retiro do Sul, um caminhão despencou, no dia 8 e setembro passado.
Mas antes de cair de uma altura de aproximadamente 15 metros, o caminhão bateu e destruiu a guarda dos dois lados da ponte. Por sorte, o caminhão caiu em pé e os dois ocupantes não se feriram
Seis mortes
Na tarde do dia 24 de fevereiro deste ano, um acidente entre um VW Gol e uma caminhonete Fiat Toro resultou na morte de seis pessoas e ferimentos graves em outras quatro. A colisão aconteceu sobre a ponte do arroio Capivara, em Taquari.
A Polícia Rodoviária Estadual apurou que o condutor do Gol bateu contra a guarda da ponte e foi de encontro com a caminhonete. Até hoje, a guarda da ponte não foi consertada.
O acidente sobre a ponte do arroio Castelhano
• O acidente aconteceu por volta das 16h40min e interrompeu totalmente a RSC-453, na altura da ponte sobre o arroio Castelhano. Se envolveram um automóvel e um ônibus, de Venâncio Aires, um caminhão, de Estrela. O motorista do caminhão relatou que o carro seguia à sua frente (Lajeado/Venâncio) e que a motorista freou bruscamente, ao ver um cachorro. Com isso, o caminhão colidiu contra a traseira do automóvel e o arremessou contra o ônibus, que vinha em sentido contrário. O Onix ficou destruído e o caminhão, ‘pendurado’ na ponte. O ônibus saiu da pista e desceu o barranco. Todos sobreviveram.